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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Luckesi, Cipriano Carlos | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Paula Trindade de | - |
dc.creator | Albuquerque, Ana Paula Trindade de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T18:55:36Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T18:55:36Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11882 | - |
dc.description | 82 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo principal investigar o uso da ludicidade e da arte em ONGs, e como recurso para a inclusão social crítica e transformadora. A necessidade surgiu do contato e participação de projetos no universo das ONGs, o que propiciou a constatação do crescimento significativo de tais instituições, tendo, muitas delas, a intenção de trabalhar com a arte e a ludicidade para a efetivação da cidadania. Diante desses fatores, surgiram os questionamentos norteadores da pesquisa: Que inclusão social é essa à qual algumas ONGs se referem? Como e onde se dá a ludicidade na formação do educador que trabalha em tais organizações? Qual a contribuição do trabalho de arte e ludicidade, enquanto possibilidade de experiência plena e de sentido terapêutico (dar-se conta da auto-estima, do eu individual) e político (dar-se conta da transformação da realidade, do coletivo) para o processo de construção da cidadania? Como se pode efetivar uma inclusão crítica através da arte e da ludicidade? Para dar conta dessas interrogações, utilizei-me, para a investigação, do método etnográfico e microetnográfico. Como espaço empírico de pesquisa, foi escolhido o Projeto Buscapé, que envolve seis organizações. Como em pesquisa deste tipo, participei do dia-a-dia deste, entrevistando, gravando em áudio e vídeo e conversando com os atores do processo (educadores, educandos, coordenadores); com isso, percebi o conceito de inclusão pensado por eles e a ressonância desse trabalho na vida dos educandos, a formação do educador e como ela dá conta do processo pedagógico. Assim, pude confrontar o referencial teórico com os dados de campo, o que me levou a formular conhecimentos acerca da forma como é desenvolvido o trabalho lúdico e artístico e de como este contribui para uma inclusão social pautada na inclusão simbólica, visando o indivíduo e sua participação crítica na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | ONG | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão simbólica | pt_BR |
dc.subject | NGO | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Symbolic inclusion | pt_BR |
dc.title | Vivendo e aprendendo a brincar a ludicidade e a arte no trabalho de ONGs: um caminho para a inclusão social? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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