Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11881
Tipo: Dissertação
Título: O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades
Autor(es): Rodrigues, Raquel Cruz Freire
Autor(es): Rodrigues, Raquel Cruz Freire
Abstract: O nosso trabalho aborda a formação de professores, especificamente dos professores de Educação Física na Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Com o objetivo foi em contribuir teoricamente para a construção de referências sintonizadas com a formação omnilateral para a (re)organização do Estágio Supervisionado no currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física, buscando responder à seguinte problematização: o processo de reconfiguração da disciplina Estágio Supervisionado, a partir do novo ordenamento legal – diretrizes curriculares - para formação de professores no curso de Educação Física na UEFS contribui, na essência, para uma formação ampla e sólida ou trata-se de mudanças fenomênicas que mantém a fragmentação e desqualificação dos futuros professores? Como fundamento teórico-metodológico nos aproximamos do materialismo histórico-dialético, destacando a categoria realidade/possibilidade; estamos empregando a pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise de documentos; o instrumento de análise utilizado foi a hermenêutica-dialética, tendo como fontes de análise documentos de orientação geral para a formação edocumentos do curso de Educação Física/UEFS. Dos resultados destacamos que, as diretrizes de Educação Física não apontam o Estágio Supervisionado como eixo articulador do conhecimento cientificamente produzido no currículo; há incongruência entre as Diretrizes da Educação Física e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica/nível superior/licenciatura/graduação plena. Além disso, a reestruturação do curso de Educação Física/UEFS mantém essencialmente a sua organização do trabalho pedagógico de forma fragmentada e conservadora - conseqüentemente a disciplina Estágio Supervisionado - não contribuindo para alterar a formação do futuroprofessor na perspectiva omnilateral.
Palavras-chave: Formação de professores
Estágio supervisionado
Educação física
Organização do trabalho pedagógico
Teachers’ upbringing
Supervised period of training
Physical education
Organization of the pedagogical work
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11881
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Raquel Rodrigues.pdf500,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.