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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorFerraz, Ana Rita Queiroz-
dc.creatorFerraz, Ana Rita Queiroz-
dc.date.accessioned2013-06-11T18:44:13Z-
dc.date.available2013-06-11T18:44:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11880-
dc.description.abstractPesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, discute o projeto pedagógico do professor Carlos Roberto Petrovich (1936-2005) e suas possíveis ressonâncias com o riso e a arte bufa de François Rabelais, estudado por Mikhail Bakhtin. Petrovich foi aluno da primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tornou-se depois professor. Nos anos imediatamente anteriores à sua morte, foi suspenso Ogan de Ogum, Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Salvador-Bahia. Como não há registro sistematizado das suas experiências, este trabalho converteu-se numa tentativa de preservar a memória daquele que defendeu vigorosamente os povos silenciados. Pensar o homem e o mundo na perspectiva de Petrovich ensejou, necessariamente, o trânsito pela educação, pela cultura, pela arte e pela religião afrobrasileira. A preferência por resgatar a intensidade da sua vida através de personagens que representou no teatro e no cinema, trabalhos nos quais atuou como diretor e como arte-educador, todos de grande relevância para compreender sua verve poético-dramática e suas idéias de educação, resultou num texto que incorpora livremente figuras de estilo e adota o sentido do mosaico como premissa para construção do seu perfil biográfico. Sustenta, assim, a existência de um projeto petrovichiano, como percurso formativo guiado pelo imperativo de "ser o que se é", lema de Píndaro. Esta pesquisa apoiou-se no método alegórico e na filosofia da história de Walter Benjamin, tomando a vida de Petrovich como ruína e ressignificando-a a partir das narrativas daqueles que com ele conviveram. Para tanto, foram realizadas entrevistas abertas, gravadas, além de falas do próprio Petrovich. O projeto pedagógico deste professor instiga ao resgate da historicidade, da ambivalência, da corporeidade, da quebra de hierarquias, características do riso rabelaisiano, promovendo a restauração do educar a partir de uma estética que incorpora a arte, a filosofia, a literatura e a mitologia como possibilida- des de libertação do sujeito para empreender sua viagem na direção de "ser o que é".pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectUniversidadpt_BR
dc.subjectRisapt_BR
dc.titleCaminhar, encontrar e celebrar: o riso e a arte bufa no projeto pedagógico de Carlos Roberto Petrovichpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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