Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorSerpa, Luiz Felippe Santos Perret-
dc.creatorSerpa, Luiz Felippe Santos Perret-
dc.date.accessioned2013-06-11T18:24:31Z-
dc.date.available2013-06-11T18:24:31Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11877-
dc.description.abstractEssa pesquisa procurou entender como se constituiu um grupo de estudos e como este funcionou num trabalho de campo (o Projeto Paraguaçu), especificamente nas práticas discursivas — atividades de leitura da experiência de convivência com os grupos humanos de Santiago do Iguape (distrito do município de Cachoeira) e de registro desta. Defendo, pois, uma outra dinâmica para o educar, que não se pauta nas noções de ‘’aula’’ e de ‘’trabalho de grupo’’, reforçadas no contexto contemporâneo e insuficientes para uma re-existência diante da disseminação dos não-lugares e da produção massiva de ‘’fabulações’’. Escolhi, pois, oito relatos escritos e os analisei sob a ótica discursiva, o que implica em vê-los não só como letras numa folha de papel, mas também como fruto da convivência entre pessoas e, portanto, com um funcionamento dependente da negociação entre os envolvidos na relação. Para análise, fiz uso dos procedimentos e princípios da Análise de Discurso. A arquitetura textual da dissertação é uma analogia com o jogar, já que este requer convivência. Esse estudo de caso revelou a importância das ressonâncias na constituição e no funcionamento dos grupos de estudos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtividades em campopt_BR
dc.subjectActividad en campopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSubjetividadpt_BR
dc.subjectAnálisis del discursopt_BR
dc.subjectProjeto paraguaçupt_BR
dc.subjectEstudos em grupopt_BR
dc.subjectProyecto paraguaçupt_BR
dc.subjectEstudios en grupopt_BR
dc.titleGrupos de estudos: constituição e funcionamento nas práticas discursivas do Projeto Paraguaçupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Perret.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.