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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santana, Kleverton Bacelar | - |
dc.contributor.author | Santos, Roberta Adorno Lima | - |
dc.creator | Santos, Roberta Adorno Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T17:59:47Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T17:59:47Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11873 | - |
dc.description | 98 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é uma pesquisa teórica e filosófica. Tem como objetivo principal compreender os diagnósticos realizados pelos pensadores contemporâneos Michel Foucault e Hannah Arendt para a crise na educação, no sentido de contribuir para a reflexão das possíveis causas da crise. No desenvolvimento do estudo são identificados os principais conceitos pertinentes a educação sob o referencial teórico de cada autor. Foucault apresenta a constituição do sujeito dócil resultado do advento da disciplina que trouxe transformou a escola moderna em uma instituição disciplinar. Arendt analisa a relação entre a crise na educação e a crise da autoridade, assim como os pressupostos democráticos presentes nas novas teorias educacionais do século XX. Como ponto de partida desse estudo é analisado o conceito de democracia, a influência dos ideais democráticos no âmbito político, assim como sua disseminação para diversas instituições sociais, em especial a escola. Nesse sentido, considera-se que a conceituação de democracia é múltipla de acordo com a concepção de educação, de estado e de sociedade vigente. Sendo assim, realizou-se uma abordagem das concepções de democracia relacionadas à educação e ao processo de democratização da escola. A partir de princípios legais estabelecidos na Constituição Federal de 1988, na Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), entre outros, são asseguradas a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a gestão emocrática do ensino público. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Democratization of education | pt_BR |
dc.subject | E ducation - Philosoph | pt_BR |
dc.subject | Education – Social Aspects | pt_BR |
dc.title | A crise na educação em Foucault e Arendt | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Disser. Roberta Santos.pdf | 308,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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