Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.contributor.author | Halmann, Adriane Lizbehd | - |
dc.creator | Halmann, Adriane Lizbehd | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T17:45:42Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T17:45:42Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11870 | - |
dc.description | 138 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a reflexão partilhada sobre a prática docente nos diários, em alguns ambientes web, com ênfase nos blogs, buscando identificar suas formas de ocorrência, implicações com a rede web e repercussões nas práticas. Para tanto, optou-se por uma investigação qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados: observação participante nos blogs, onde a autora deste trabalho torna-se também autora de blog e insere-se ativamente nas comunidades de professores-blogueiros; entrevistas por meio eletrônico; e análise documental, visando capturar as singularidades do objeto focado. Este percurso foi traçado com a participação de professores que mantêm blogs sobre sua prática docente, encontrando-se em diversas regiões do Brasil e fora dele. Abordou-se os diários como instrumento que, no exercício da escrita e do registro, subsidia a reflexão docente, atuando como guia para investigação dos problemas e concepções dos docentes comprometidos e dispostos a transformar a prática, onde destaca-se o acesso ao mundo pessoal do professor e as possibilidades de um desenvolvimento profissional constante. Os blogs não se constituem apenas como um simples aparato técnico, mas sim como um fenômeno social, o que demandou uma análise mais aprofundada sobre suas características e potencialidades, sempre sob a ótica do contexto educativo. A inserção dos professores no ciberespaço direcionou o olhar para as singularidades das construções identitárias neste contexto, confrontando com este processo, social e historicamente constituído na escola, no currículo e na sociedade. Notou-se que estes sujeitos articulam-se em grupos que procuram colaborar para buscar soluções conjuntas para problemas comuns, formando redes rumo a aprendizagem cooperativa e a inteligência coletiva. Todos os elementos indicados apontam que existe um movimento de inquietação entre alguns professores, o que os leva a procurar no ciberespaço um ambiente fecundo para refletir com seus pares e buscar outras alternativas para construir novas educações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Reflexão docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Novas educações | pt_BR |
dc.subject | Teachers formation | pt_BR |
dc.subject | Teacher reflection | pt_BR |
dc.subject | Communication and information technologies | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Education news | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | pt_BR |
dc.title | Reflexões entre professores em blogs: aspectos e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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