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dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorHalmann, Adriane Lizbehd-
dc.creatorHalmann, Adriane Lizbehd-
dc.date.accessioned2013-06-11T17:45:42Z-
dc.date.available2013-06-11T17:45:42Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11870-
dc.description138 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a reflexão partilhada sobre a prática docente nos diários, em alguns ambientes web, com ênfase nos blogs, buscando identificar suas formas de ocorrência, implicações com a rede web e repercussões nas práticas. Para tanto, optou-se por uma investigação qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados: observação participante nos blogs, onde a autora deste trabalho torna-se também autora de blog e insere-se ativamente nas comunidades de professores-blogueiros; entrevistas por meio eletrônico; e análise documental, visando capturar as singularidades do objeto focado. Este percurso foi traçado com a participação de professores que mantêm blogs sobre sua prática docente, encontrando-se em diversas regiões do Brasil e fora dele. Abordou-se os diários como instrumento que, no exercício da escrita e do registro, subsidia a reflexão docente, atuando como guia para investigação dos problemas e concepções dos docentes comprometidos e dispostos a transformar a prática, onde destaca-se o acesso ao mundo pessoal do professor e as possibilidades de um desenvolvimento profissional constante. Os blogs não se constituem apenas como um simples aparato técnico, mas sim como um fenômeno social, o que demandou uma análise mais aprofundada sobre suas características e potencialidades, sempre sob a ótica do contexto educativo. A inserção dos professores no ciberespaço direcionou o olhar para as singularidades das construções identitárias neste contexto, confrontando com este processo, social e historicamente constituído na escola, no currículo e na sociedade. Notou-se que estes sujeitos articulam-se em grupos que procuram colaborar para buscar soluções conjuntas para problemas comuns, formando redes rumo a aprendizagem cooperativa e a inteligência coletiva. Todos os elementos indicados apontam que existe um movimento de inquietação entre alguns professores, o que os leva a procurar no ciberespaço um ambiente fecundo para refletir com seus pares e buscar outras alternativas para construir novas educações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReflexão docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectNovas educaçõespt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectTeacher reflectionpt_BR
dc.subjectCommunication and information technologiespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectEducation newspt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.titleReflexões entre professores em blogs: aspectos e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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