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dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorGomes, Virginia Mota Lages-
dc.creatorGomes, Virginia Mota Lages-
dc.date.accessioned2013-06-11T17:34:18Z-
dc.date.available2013-06-11T17:34:18Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11868-
dc.description184 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é uma investigação acerca do enigma, é uma reconstituição das suas origens na tradição grega que mostra uma conexão original entre enigma e as origens da Filosofia, tendo em vista uma compreensão da sua contribuição para o ?ensino? da Filosofia enquanto meio pedagógico que pode ser usado para todas as idades. O retorno à antiga Grécia se funda na teoria do enigma de Giorgio Colli, teoria esta que faz uma retrospectiva às origens apolínea e dionisíaca deste fenômeno na Sophia da Filosofia. As imagens collianas do enigma são pistas fundamentais para compreender este fenômeno nas origens da Filosofia: o filósofo pinta o enigma como vestígio das pulsões estéticas (apolínea-dionisíaca) do pensamento humano. Por outro lado, a partir de um olhar aberto, faço um mergulho no universo do enigma para ressaltar as suas qualidades educativas na ótica do aprender a filosofar, sem, contudo, determinar categorias de enigmas conforme um programa escolar ou uma divisão segundo faixas etárias. Essa compreensão do enigma enquanto meio pedagógico na ótica do aprender se baseia na perspectiva de Dante Galeffi que configura o filosofar como um aprender a ser. Partindo de uma visão anti-utilitária, defendo a importância do uso do enigma para fins educativos, lançando mão de enigmas folclóricos, dialéticos e literários, entre outros, suspendendo qualquer hierarquia entre seus diversos tipos. Exemplificando, sem recorrer a uma análise teórica, mostro no final da dissertação alguns enigmas que fazem parte da minha formação cultural e filosófica e outros que usei na minha prática pedagógica, isto é, ministrando as aulas de Filosofia no segundo e terceiro grau.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnigma e dialéticapt_BR
dc.subjectApolo e Dionisiopt_BR
dc.subjectLogos e mitopt_BR
dc.subjectEducar e aprenderpt_BR
dc.subjectReconstituição e compreensãopt_BR
dc.subjectEducar e aprenderpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEducação das criançaspt_BR
dc.subjectApollon et Dionysospt_BR
dc.subjectÉnigme et dialectiquept_BR
dc.subjectÉduquer et apprendrept_BR
dc.subjectphilosophie et éducation enfantinept_BR
dc.subjectLogos et mythespt_BR
dc.subjectReconstitution et mythespt_BR
dc.titleNos rastros dos enigmas as pistas do logos dialético: de uma retrospectiva às origens do enigma a uma compreensão do seu papel na iniciação à filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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