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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11862
Tipo: | Tese |
Título: | Educação e sustentabilidade |
Autor(es): | Lopes, Uaçaí de Magalhães |
Autor(es): | Lopes, Uaçaí de Magalhães |
Abstract: | A presente tese investiga os vínculos da educação com a sustentabilidade nas sociedades humanas. Para tanto, parte da análise do conceito de educação em geral e no que concerne às suas manifestações concretas na realidade brasileira, evidencia que o país não cumpriu a tarefa fundamental de propiciar educação básica universal e de qualidade como meio de cidadania para todos os seus habitantes. Em seguida parte da ideia de sustentabilidade, segundo a qual as gerações atuais devem satisfazer suas necessidades sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Reelabora este conceito de sustentabilidade a partir dos avanços teóricos e empíricos obtidos com a realização de uma pesquisa em uma organização não-governamental em Angola. Problematiza o conceito segundo o qual a sustentabilidade compreende três dimensões básicas: a econômico-financeira, a social e a ambiental. São propostas então, justificadas e fundamentadas, mais duas outras dimensões, a educacional e a ética. Sob o argumento de que a sustentabilidade das sociedades não pode ser vista como uma meta a ser alcançada ou mensurável com uma fita métrica, nem tampouco ser entendida de modo estático e normativo, propõe o entendimento da mesma como um equilíbrio dinâmico que depende de cada configuração historicossocial. O autor mostra analiticamente que a sustentabilidade configura-se como um fenômeno dinâmico e instável que, uma vez alcançado, torna-se imediatamente ultrapassado. Trata-se muito mais de um meio de se buscar constantemente o equilíbrio em uma determinada ação,em uma organização ou em uma comunidade. A tese defendida é a de que a educação é o elemento fundamental para a construção da sustentabilidade na atual configuração civilizatória e que no Brasil, hoje, a educação formal constitui a dimensão prioritária para a superação das desigualdades e construção da sustentabilidade dinâmica. Por outro lado, a ética se configura como o meio de elucidar os verdadeiros interesses por detrás dos pactos realizados historicamente, em diversos momentos da sociedade brasileira. Finalmente, à luz de uma metáfora construída no epílogo, a educação é definida como o timão, com o qual poderá a sociedade brasileira se conduzir para sua plena realização, e a ética, a bússola indispensável para indicar com precisão o rumo até um novo porto seguro. |
Palavras-chave: | Educação Sustentabilidade Ética Desenvolvimento sustentável Education Ethics Sustainable development Sustainability |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11862 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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