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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11854
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSilva, Maria Celeste Ramos da-
dc.creatorSilva, Maria Celeste Ramos da-
dc.date.accessioned2013-06-11T16:22:31Z-
dc.date.available2013-06-11T16:22:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11854-
dc.description.abstractA presente pesquisa consistiu em analisar as representações de professores da Rede Regular de Ensino de Salvador (municipal, estadual e privada), acerca das possibilidades de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes enfermos que necessitem ou não de hospitalização. Metodologicamente, enquadrou-se como pesquisa qualitativa inspirada por pressupostos da etnografia de concepção fenomenológica analisada por André, da etnopesquisa crítica referenciada nos estudos de Macedo e na abordagem das Representações Sociais, de Moscovici e Jodelet. Utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada aplicada a oito professores. Dentre os resultados alcançados constatou-se que os professores manifestam descrédito nas reais possibilidades de ensino aprendizagens ofertáveis a crianças e adolescentes hospitalizados que são ou que se tornarão alunos potenciais das escolas regulares, principalmente em razão das condições emocionais e físicas daqueles indivíduos. Além disso, constatou-se que os professores desconhecem a classe hospitalar enquanto modalidade de atenção dirigida a crianças e adolescentes hospitalizados, assim como não reconhecem esses indivíduos como sujeitos de direito da Educação Especial. Estes achados atestam a necessidade de maior e melhor interação e diálogo (intra e extra- instituições), entre profissionais da Educação (professores, coordenadores, diretores e técnicos da classe hospitalar e escola regular) e da Saúde (profissionais e técnicos). Reforçam também a importância de permitir que uma criança ou adolescente embora doente, exercite sua condição – intrínseca – de sujeito aprendente e seja assim reconhecido como alvo legítimo das políticas educacionais inclusivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectSujeito aprendentept_BR
dc.subjectAdolescentes enfermospt_BR
dc.subjectCrianças enfermaspt_BR
dc.subjectAdolescentes hospitalizadospt_BR
dc.subjectCrianças hospitalizadaspt_BR
dc.subjectLearning subjectpt_BR
dc.subjectHospital schoolpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectPupils with medical needspt_BR
dc.titleA criança e o adolescente enfermos como sujeito aprendentes: representações de professores da rede regular de ensino no município de Salvador-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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