Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Celeste Ramos da | - |
dc.creator | Silva, Maria Celeste Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T16:22:31Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T16:22:31Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11854 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa consistiu em analisar as representações de professores da Rede Regular de Ensino de Salvador (municipal, estadual e privada), acerca das possibilidades de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes enfermos que necessitem ou não de hospitalização. Metodologicamente, enquadrou-se como pesquisa qualitativa inspirada por pressupostos da etnografia de concepção fenomenológica analisada por André, da etnopesquisa crítica referenciada nos estudos de Macedo e na abordagem das Representações Sociais, de Moscovici e Jodelet. Utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada aplicada a oito professores. Dentre os resultados alcançados constatou-se que os professores manifestam descrédito nas reais possibilidades de ensino aprendizagens ofertáveis a crianças e adolescentes hospitalizados que são ou que se tornarão alunos potenciais das escolas regulares, principalmente em razão das condições emocionais e físicas daqueles indivíduos. Além disso, constatou-se que os professores desconhecem a classe hospitalar enquanto modalidade de atenção dirigida a crianças e adolescentes hospitalizados, assim como não reconhecem esses indivíduos como sujeitos de direito da Educação Especial. Estes achados atestam a necessidade de maior e melhor interação e diálogo (intra e extra- instituições), entre profissionais da Educação (professores, coordenadores, diretores e técnicos da classe hospitalar e escola regular) e da Saúde (profissionais e técnicos). Reforçam também a importância de permitir que uma criança ou adolescente embora doente, exercite sua condição – intrínseca – de sujeito aprendente e seja assim reconhecido como alvo legítimo das políticas educacionais inclusivas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Sujeito aprendente | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes enfermos | pt_BR |
dc.subject | Crianças enfermas | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes hospitalizados | pt_BR |
dc.subject | Crianças hospitalizadas | pt_BR |
dc.subject | Learning subject | pt_BR |
dc.subject | Hospital school | pt_BR |
dc.subject | Social representation | pt_BR |
dc.subject | Pupils with medical needs | pt_BR |
dc.title | A criança e o adolescente enfermos como sujeito aprendentes: representações de professores da rede regular de ensino no município de Salvador-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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