Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Kátia Siqueira de | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Luciene Souza Santos | - |
dc.creator | Cerqueira, Luciene Souza Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T15:02:55Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T15:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11840 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação estuda a relação entre Liderança e Sucesso Escolar no Ensino Fundamental do Sistema Público de Educação. A pesquisa foi realizada numa escola estadual de grande porte que atende a alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Série) até o Ensino Médio, situada na cidade de Conceição do Jacuípe, na Bahia. O período de análise datou dos anos de 2002 à 2004. A metodologia adotada foi à abordagem quali-quantitativa realizada sob a forma de estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, roteiros de entrevista, roteiros para realização de grupo focal, levantando a visão das comunidades escolar e local acerca do sucesso ou insucesso da escola e a sua relação com o estilo de liderança exercido pela equipe gestora. Pais, professores, equipe gestora, funcionários, comunidade local, entre outros, constituíram os sujeitos dessa pesquisa. Foram utilizados outros recursos como análise documental e observação do cotidiano da escola que contribuíram bastante para caracterização do estilo de liderança exercido pela equipe gestora, como também para perceber a visão dos vários segmentos da comunidade escolar e local acerca do conceito de sucesso escolar.A análise dos dados coletados indica que, o sucesso é percebido de maneira diferenciada pelas muitas instâncias que compõem a escola, mas existe uma unanimidade em afirmar que a U. E. pesquisada é uma escola de sucesso e que esse fenômeno tem uma forte relação com a liderança exercida pela equipe gestora que a direciona. Mesmo angariando algumas críticas no que concerne ao gerenciamento da esfera relacional da U.E., e de sofrer com indicadores acadêmicos tão ruins quanto os de outras escolas, as comunidades escolar e local afirmaram que fatores como formação acadêmica de professores, aprovação no de alguns alunos no vestibular, organização da área financeira e administrativa da escola são alguns dos indicadores de sucesso da mesma. É possível concluir que, embora ainda precise alcançar níveis maiores de qualidade social, elemento desencadeador de um processo de inclusão, essa escola tende a se fortalecer nas esferas administrativa, pedagógica e relacional a partir de um trabalho que prime pela gestão democrática e participativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | School success | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Liderança educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da escola | pt_BR |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Leadership and school | pt_BR |
dc.subject | Democratic management of the school | pt_BR |
dc.subject | Educational politics | pt_BR |
dc.title | As muitas faces do sucesso escolar: do real ao ideal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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