Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorGomes, Antenor Rita-
dc.creatorGomes, Antenor Rita-
dc.date.accessioned2013-06-11T14:03:05Z-
dc.date.available2013-06-11T14:03:05Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11838-
dc.description235 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges,tiras,quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia ? UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTexto imagético-verbalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectProdução de sentidopt_BR
dc.subjectImage-verbal textspt_BR
dc.subjectSense productionpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleFalando em imagens!: processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ Antenor Gomes1.pdfParte 1816,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_ Antenor Gomes2.pdfParte 21,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_ Antenor Gomes3.pdfParte 3515,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_ Antenor Gomes4.pdfParte 4612,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.