Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Luckesi, Cipriano Carlos | - |
dc.contributor.advisor | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.contributor.author | Ramos, Antonia Lucia Leite | - |
dc.creator | Ramos, Antonia Lucia Leite | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T13:59:24Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T13:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11837 | - |
dc.description | 223 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como meta principal compreender como a prática da ludicidade e do sociodrama pode contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada para o estudo, desenvolvida a partir da pesquisa-ação. O estudo traz os fundamentos teóricos que sustentam a pesquisa prática, pautados pelo ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Traz reflexões metodológicas sobre uma experiência sócio-educacional, desenvolvida com base em um dos pilares da educação para o século XXI – “Aprender a viver juntos” – de Jacques Delors, vivenciados através de práticas lúdicas e sociodramáticas com o intuito de identificar as possibilidades que essas práticas criam na formação de vínculos entre os atores escolares e uma narrativa contendo os caminhos e (des)caminhos de um pesquisador. O palco desse estudo foi uma escola pública estadual com dois grupos pesquisados, obtendo-se importantes resultados principalmente na convivência e aprendizagem. O trabalho com atividades lúdicas e sociodramáticas traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado. Concluímos então, que o importante na prática educativa escolar é o vínculo entre os atores escolares e este tem grandes possibilidades de ser formado com atividades lúdicas e sociodramáticas para fomentar a convivência e a aprendizagem, mas também está aberto a qualquer experiência que traga a união, o afeto e o respeito ao outro como foco. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Relações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Sociodrama | pt_BR |
dc.subject | School actors | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical bond | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.title | Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|