Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Arapiraca, Mary de Andrade | - |
dc.contributor.author | Araujo, Liane Castro de | - |
dc.creator | Araujo, Liane Castro de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T13:21:53Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T13:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11829 | - |
dc.description.abstract | Esta Dissertação versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo refletir sobre práticas de revisão e reescrita de texto de crianças em situação escolar, tomando-se essas atividades como inerentes à produção de textos, ponto de partida para a aprendizagem da língua escrita. Focalizou-se a revisão e reescrita em pares de alunos trabalhando em conjunto como leitores de si e do outro, com vistas a aprimorar o texto a partir de seus repertórios de recursos lingüísticos e discursivos, ressaltando a relação singular dos sujeitos com esses recursos. Esse estudo propõe discutir sobre as atividades de revisão e reescrita, sobre o papel do rascunho e seu uso produtivo na escola, o caráter particular do rascunho escolar e sobre a pertinência da modalidade partilhada de revisão de textos, considerando o que as crianças podem avançar em colaboração. Considerou-se as marcas de reformulação nos rascunhos como testemunho do processo de produção e como indícios de uma atividade reflexiva sobre a linguagem que se dá em contexto de uso. A perspectiva que é particularmente considerada é a das crianças e, assim, foram objetos de uma análise articulada, elementos diversos como as representações que elas têm a respeito da revisão e reescrita e do uso do rascunho, as diferentes versões do texto produzido, com suas marcas de reelaboração, e os comentários das duplas durante a atividade de revisão. As análises efetivadas mostraram os aspectos lingüísticos e discursivos que se constituíram em “observáveis” para as duplas, tornando-se objetos de negociação, argumentação e modificação durante a atividade, e indicaram os aspectos sobre os quais elas silenciaram. Os significados das práticas de revisar e reescrever que circulam na sala de aula pesquisada revelaram-se nas respostas a um questionário e durante a própria atividade de revisão. Este estudo mostra uma possibilidade de trabalho de produção textual que busca privilegiar o que se mostra nos rascunhos dos alunos como ponto de partida para a reflexão sobre a língua, em seus contextos de uso efetivo, e a pertinência, as condições e limites da modalidade de revisão em pares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Production textuelle | pt_BR |
dc.subject | Rascunho | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Revisão | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Brouillon | pt_BR |
dc.subject | Réécriture | pt_BR |
dc.subject | Révision | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Reescrevendo a escrita na escola: a prática de revisão e reescrita textual mediada por pares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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