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dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorAraujo, Liane Castro de-
dc.creatorAraujo, Liane Castro de-
dc.date.accessioned2013-06-11T13:21:53Z-
dc.date.available2013-06-11T13:21:53Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11829-
dc.description.abstractEsta Dissertação versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo refletir sobre práticas de revisão e reescrita de texto de crianças em situação escolar, tomando-se essas atividades como inerentes à produção de textos, ponto de partida para a aprendizagem da língua escrita. Focalizou-se a revisão e reescrita em pares de alunos trabalhando em conjunto como leitores de si e do outro, com vistas a aprimorar o texto a partir de seus repertórios de recursos lingüísticos e discursivos, ressaltando a relação singular dos sujeitos com esses recursos. Esse estudo propõe discutir sobre as atividades de revisão e reescrita, sobre o papel do rascunho e seu uso produtivo na escola, o caráter particular do rascunho escolar e sobre a pertinência da modalidade partilhada de revisão de textos, considerando o que as crianças podem avançar em colaboração. Considerou-se as marcas de reformulação nos rascunhos como testemunho do processo de produção e como indícios de uma atividade reflexiva sobre a linguagem que se dá em contexto de uso. A perspectiva que é particularmente considerada é a das crianças e, assim, foram objetos de uma análise articulada, elementos diversos como as representações que elas têm a respeito da revisão e reescrita e do uso do rascunho, as diferentes versões do texto produzido, com suas marcas de reelaboração, e os comentários das duplas durante a atividade de revisão. As análises efetivadas mostraram os aspectos lingüísticos e discursivos que se constituíram em “observáveis” para as duplas, tornando-se objetos de negociação, argumentação e modificação durante a atividade, e indicaram os aspectos sobre os quais elas silenciaram. Os significados das práticas de revisar e reescrever que circulam na sala de aula pesquisada revelaram-se nas respostas a um questionário e durante a própria atividade de revisão. Este estudo mostra uma possibilidade de trabalho de produção textual que busca privilegiar o que se mostra nos rascunhos dos alunos como ponto de partida para a reflexão sobre a língua, em seus contextos de uso efetivo, e a pertinência, as condições e limites da modalidade de revisão em pares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProduction textuellept_BR
dc.subjectRascunhopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectBrouillonpt_BR
dc.subjectRéécriturept_BR
dc.subjectRévisionpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleReescrevendo a escrita na escola: a prática de revisão e reescrita textual mediada por parespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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