Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11828
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O que querem os professores ante a formação continuada?: itinerâncias, produção de sentidos e autorias nas narrativas docentes
Authors: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
metadata.dc.creator: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
Abstract: Este estudo apresenta reflexões sobre Itinerâncias de professores, construção de sentidos e autorias de formação continuada. Busquei conhecer o que querem os professores ante a formação continuada; suas percepções e compreensões de/na formação pessoal/profissional. Um exercício interpretativo e de (re)criação teórica nos cenários de formação das escolas particulares de ensino básico e do Sinpro-Ba - Sindicato dos Professores no Estado da Bahia. Este trabalho foi constituído a partir de inspirações qualitativas, hermenêutica e fenomenológica crítica, como postura e recurso metodológico na interpretação das narrativas dos professores em contraste com as metanarrativas generalistas - das macro-políticas, do pensamento moderno cartesiano, dos ordenamentos legais referentes a atual reforma do ensino - ora hegemônicas no campo da formação docente. Nessa perspectiva os professores participantes da Pesquisa demonstram a emergência de várias polifonias, sentidos e significados de formação: um conceito complexo, multirreferencial... Vozes contextualizadas, interpretativas, instituintes de outro ethos de formação docente.Também constitutivas do professor-ator-autor.
Keywords: Formação continuada
Formação de professores
Currículo
Continued formation
Teachers' formation
Curriculum
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11828
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Claudio Nascimento.pdf665,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.