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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11812
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorPaula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de-
dc.creatorPaula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de-
dc.date.accessioned2013-06-10T20:17:20Z-
dc.date.available2013-06-10T20:17:20Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11812-
dc.description299 f.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese foi compreender a práxis pedagógica de professoras com crianças e adolescentes hospitalizados, através da análise do Projeto Vida e Saúde, realizado no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, em parceria com a prefeitura da Cidade de Salvador/Bahia. A pesquisa ocorreu no período de Agosto de 2002 a Agosto de 2003, através da observação das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio que atuavam no hospital. A etnopesquisa e a abordagem multirreferencial, foram os subsídios teóricos que fundamentaram este trabalho e possibilitaram compreender os etnométodos utilizados pelas professoras neste espaço, ainda pouco conhecido como local de práticas educacionais. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso, com observação participante moderada. Vários instrumentos foram utilizados na pesquisa, como: observações registradas em diário de campo das aulas, observações gravadas em vídeo, análise de documentos, entrevistas realizadas com as professoras e idealizadoras do projeto, assim como depoimentos dos familiares e responsáveis pelas crianças e adolescentes. Os resultados apontaram que as práxis pedagógicas das professoras eram diversificadas e desafiadoras, pois os currículos eram construídos para crianças e adolescentes de idades, cidades, níveis de escolarização diversos. Neste cenário, a proposta multicultural implicada, mostrou-se apropriada ao contexto e permitiu aos alunos, expressarem suas idéias e percepções, não somente sobre a escola no hospital, mas sobre a sociedade em que vivem. Em suas ações, as professoras realizavam movimentos inclusivos, tanto para inserirem-se como profissionais na instituição hospitalar, assim como para incluir as crianças e os adolescentes neste contexto. As professoras procuravam romper com paradigma da criança doente, que espera pacientemente pela cura e buscavam construir um conceito de criança ativa e em desenvolvimento. As diferentes práxis pedagógicas tinham impactos variados na vida dos alunos e dos familiares, os quais mostravam-se, em sua maioria, interessados na participação nas aulas. O trabalho também identificou a necessidade do reconhecimento desta modalidade educativa como parte integrante do sistema oficial de ensino, bem como de um maior acompanhamento do projeto por parte das instituições responsáveis. A proposta é que este trabalho possa contribuir para um aprofundamento das teorias educacionais sobre a educação em contextos diversificados, buscando assegurar o direito à educação, nas mais diversas circunstâncias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola em hospitalpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectAluno hospitalizadopt_BR
dc.subjectSchool in hospitalpt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.subjectStudent in hospitalpt_BR
dc.titleEducação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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