Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de | - |
dc.creator | Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T20:17:20Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T20:17:20Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11812 | - |
dc.description | 299 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese foi compreender a práxis pedagógica de professoras com crianças e adolescentes hospitalizados, através da análise do Projeto Vida e Saúde, realizado no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, em parceria com a prefeitura da Cidade de Salvador/Bahia. A pesquisa ocorreu no período de Agosto de 2002 a Agosto de 2003, através da observação das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio que atuavam no hospital. A etnopesquisa e a abordagem multirreferencial, foram os subsídios teóricos que fundamentaram este trabalho e possibilitaram compreender os etnométodos utilizados pelas professoras neste espaço, ainda pouco conhecido como local de práticas educacionais. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso, com observação participante moderada. Vários instrumentos foram utilizados na pesquisa, como: observações registradas em diário de campo das aulas, observações gravadas em vídeo, análise de documentos, entrevistas realizadas com as professoras e idealizadoras do projeto, assim como depoimentos dos familiares e responsáveis pelas crianças e adolescentes. Os resultados apontaram que as práxis pedagógicas das professoras eram diversificadas e desafiadoras, pois os currículos eram construídos para crianças e adolescentes de idades, cidades, níveis de escolarização diversos. Neste cenário, a proposta multicultural implicada, mostrou-se apropriada ao contexto e permitiu aos alunos, expressarem suas idéias e percepções, não somente sobre a escola no hospital, mas sobre a sociedade em que vivem. Em suas ações, as professoras realizavam movimentos inclusivos, tanto para inserirem-se como profissionais na instituição hospitalar, assim como para incluir as crianças e os adolescentes neste contexto. As professoras procuravam romper com paradigma da criança doente, que espera pacientemente pela cura e buscavam construir um conceito de criança ativa e em desenvolvimento. As diferentes práxis pedagógicas tinham impactos variados na vida dos alunos e dos familiares, os quais mostravam-se, em sua maioria, interessados na participação nas aulas. O trabalho também identificou a necessidade do reconhecimento desta modalidade educativa como parte integrante do sistema oficial de ensino, bem como de um maior acompanhamento do projeto por parte das instituições responsáveis. A proposta é que este trabalho possa contribuir para um aprofundamento das teorias educacionais sobre a educação em contextos diversificados, buscando assegurar o direito à educação, nas mais diversas circunstâncias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola em hospital | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aluno hospitalizado | pt_BR |
dc.subject | School in hospital | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical praxis | pt_BR |
dc.subject | Student in hospital | pt_BR |
dc.title | Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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