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dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorSouza, Joseilda Sampaio de-
dc.creatorSouza, Joseilda Sampaio de-
dc.date.accessioned2013-06-10T19:17:21Z-
dc.date.available2013-06-10T19:17:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11801-
dc.description.abstractO tema central desse trabalho é a cultura digital na formação de professores. Buscamos adentrar nessa temática, a partir da investigação e análise de um curso de Pedagogia desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA, através do Programa de Formação Continuada de Professores para o município de Irecê, que apresenta como proposta agregar projetos e ações para favorecer a integração desta cultura entre professores. Nesta pesquisa, a problemática que motivou os estudos partiu da necessidade de identificar, compreender e refletir sobre a existência (ou não) de interdependência entre o Projeto Irecê e o Projeto Tabuleiro Digital, de forma a perceber se esta inter-relação potencializa a formação da cultura digital no contexto de formação de professores. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, tomando como natureza do estudo a etnopesquisa formação, que requer do pesquisador reflexões sobre seu processo formativo juntamente com os membros do grupo pesquisado. A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações e reflexão a análise documental, através dos documentos formulados para a elaboração dos projetos Irecê e Tabuleiro Digital; a observação participante, realizada em duas escolas municipais de Irecê, nas dinâmicas desenvolvidas no Projeto Irecê e Tabuleiro Digital, e de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos selecionados pela participação direta ou indireta nesses dois projetos. Os resultados da pesquisa mostram que para a vivência da cultura digital entre professores, primeiramente, é preciso discutir a concepção curricular dos cursos que formam esses profissionais da educação. Constatamos que a integração desta cultura nos percursos formativos de educadores acontece com a oportunidade de participação em processos contínuos nos quais os professores vivenciem contextos diferenciados que, poderão acarretar mudanças nas suas práticas em sala de aula. Averiguamos que a aproximação entre os projetos Irecê e Tabuleiro Digital contribuiu para a adoção de posturas diferenciadas pelos professores-cursistas, principalmente, ao trabalhar com as tecnologias, superando os medos, as incertezas, colocando em prática o que estavam vivenciando no curso. Mas, apesar de todos os avanços e o desenvolvimento de ações interligadas, percebemos que o movimento de implementar, desenvolver e avaliar os projetos de forma interdependente aconteceu, efetivamente, apenas com a primeira turma de professores formada pelo Projeto Irecê. Hoje, a inter-relação entre os projetos está fragilizada, mas, por outro lado, fortaleceu outros programas/espaços do município de Irecê que passaram a ser responsáveis pela inserção na cultura digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTelecentrospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTelecentrespt_BR
dc.titleCultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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