Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Santos, Edméa Oliveira dos | - |
dc.creator | Santos, Edméa Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T19:13:37Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T19:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11800 | - |
dc.description | 351 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese desenvolve a teoria e a prática da educação online como um evento da cibercultura e não simplesmente uma evolução das convencionais práticas de educação a distância. A cibercultura é o movimento sociotécnico-cultural que gesta suas práticas a partir da convergência tecnológica da informática com as telecomunicações que faz emergir uma pluralidade de interfaces síncronas e assíncronas de comunicação e uma multiplicidade de novas mídias e linguagens que vêm potencializando novas formas de sociabilidade e, com isso, novos processos educacionais, formativos e de aprendizagem baseados nos conceitos de interatividade e hipertextualidade. Desenvolveu uma experiência em educação online que procurou articular as potencialidades da cibercultura com a epistemologia e a metodologia da pesquisa-formação, construindo uma prática docente a partir da criação de um AVA ? ambiente virtual de aprendizagem ? concebido como dispositivo formativo. Este dispositivo incorpora tanto os aspectos comunicacionais e pedagógicos de suas interfaces síncronas e assíncronas (blogs, fóruns de discussão, chat, portfólio, softwares de cartografia cognitiva entre outros), bem como a emergência de um gruposujeito que aprende enquanto pesquisa e pesquisa enquanto aprende. Assim, o AVA se configurou como um espaço multirreferencial de aprendizagem por conta da pluralidade discursiva das narrativas e experiência pessoais, profissionais e acadêmicas de todos os participantes. A aprendizagem foi mediada pela promoção intencional, mais comunicacional, de situações de ensino-aprendizagem, onde coletivamente os sujeitos da pesquisa interagiram com um projeto pedagógico que agregou hipertextualidade de conteúdos com aprendizagem colaborativa, partir do uso das interfaces do AVA não só concebidas como 9 interfaces comunicacionais, mas, sobretudo, como gêneros textuais e dispositivos de formação. O referencial teórico que dialogou com a pluralidade das narrativas do grupo-sujeito foram as teorias da complexidade (Morin), multirreferencialidade (Ardoino), sociologia contemporânea (Maffesoli), interatividade (Silva), cibercultura (Lévy, Lemos), linguagem pós-estruturalista (Barthes, Marcuschi), cartografia cognitiva (Moreira, Okada), formação docente (Nóvoa, Freire, Josso, Macedo), pesquisa-ação (Barbier) e a etnopesquisaformação (Macedo). O trabalho evidenciou o potencial formativo da educação online como campo fecundo para novas e significativas possibilidades de promoção da aprendizagem e da formação de docentes e pesquisadores. A pesquisa constatou que houve aprendizagem e experiências formativas pelo registro e mapeamento de diversas narrativas de formação que emergiram e foram compartilhadas nas diferentes interfaces do AVA. Suas interfaces se configuraram como fecundos dispositivos de pesquisa e formação. Assim, foi engendrada uma prática docente implicada e encarnada com a pesquisa-formação no cenário sociotécnico e cultural do nosso tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-formação | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Online education | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | pt_BR |
dc.subject | Searchgraduation | pt_BR |
dc.title | Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Edmea Santos1.pdf | parte 1 | 643,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese_Edmea Santos2.pdf | parte 2 | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese_Edmea Santos3.pdf | parte 3 | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese_Edmea Santos4.pdf | parte 4 | 187,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.