Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11799
Tipo: Tese
Título: O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora
Autor(es): Souza, Eduardo Boaventura de
Autor(es): Souza, Eduardo Boaventura de
Abstract: Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento.
Palavras-chave: Radicalidade filosófica
Autoconhecimento
Educação
Mediação dialógica-indagante
Philosophical radicalism
Self-knowledge
Education
Wondering-dialogic intermediation
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eduardo Boaventura.pdf770,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.