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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho | - |
dc.contributor.author | Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz | - |
dc.creator | Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T19:07:41Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T19:07:41Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11798 | - |
dc.description | 228 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo descrever e interpretar as percepções das crianças que vivenciam a experiência de ter o pai e/ou mãe submetidos à custódia do Estado e as repercussões do sistema prisional na construção das suas identidades, evidenciando a importância da Escola e do Abrigo para ressignificar os efeitos dessa experiência e subsidiar a definição de políticas públicas de atendimento aos internos(as). A base teórica do tema proposto centra-se na abordagem culturalista e social. Metodologicamente se define como uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso Etnográfico que permitiu o conhecimento dos significados e experiências culturais da infância através de uma descrição que apontou o sentido que as crianças dão a vida carcerária, como interpretam e estruturam, a partir desse sentido, o seu mundo. Foi constatado que crianças no presídio vivenciam, assim como suas mães ou/e pais, as conseqüências das barreiras colocadas pela instituição, pois que no processo de identificação e reconhecimento, condição necessária da estruturação subjetiva, há uma convivência com modelos que experimentam a subordinação, violação e exclusão social e vivenciam conflitos porque vêem e sentem a situação de aprisionamento e punição do familiar, convivem num contexto de institucionalização no Abrigo e enfrentam a condição de pertencer a um grupo: filhos de presidiários. Na educação oferecida no Abrigo cruzam-se discursos, principalmente religiosos e morais sobre a prisão, o crime, a punição, entre outros que criam sentidos e efeitos nas construções subjetivas de meninas e meninos, enquanto que a escola para filhos de presidiários distancia-se dos referenciais externos que organizam e contribuem na construção de identidades distantes dos ditames do crime e do cárcere. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Identidades | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema penitenciário | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Identities | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Penitentiary system | pt_BR |
dc.title | "Por um céu inteiro": crianças, educação e sistema prisional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_ ClaudiaTorres.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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