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dc.contributor.advisorFagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho-
dc.contributor.authorTorres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz-
dc.creatorTorres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz-
dc.date.accessioned2013-06-10T19:07:41Z-
dc.date.available2013-06-10T19:07:41Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11798-
dc.description228 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever e interpretar as percepções das crianças que vivenciam a experiência de ter o pai e/ou mãe submetidos à custódia do Estado e as repercussões do sistema prisional na construção das suas identidades, evidenciando a importância da Escola e do Abrigo para ressignificar os efeitos dessa experiência e subsidiar a definição de políticas públicas de atendimento aos internos(as). A base teórica do tema proposto centra-se na abordagem culturalista e social. Metodologicamente se define como uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso Etnográfico que permitiu o conhecimento dos significados e experiências culturais da infância através de uma descrição que apontou o sentido que as crianças dão a vida carcerária, como interpretam e estruturam, a partir desse sentido, o seu mundo. Foi constatado que crianças no presídio vivenciam, assim como suas mães ou/e pais, as conseqüências das barreiras colocadas pela instituição, pois que no processo de identificação e reconhecimento, condição necessária da estruturação subjetiva, há uma convivência com modelos que experimentam a subordinação, violação e exclusão social e vivenciam conflitos porque vêem e sentem a situação de aprisionamento e punição do familiar, convivem num contexto de institucionalização no Abrigo e enfrentam a condição de pertencer a um grupo: filhos de presidiários. Na educação oferecida no Abrigo cruzam-se discursos, principalmente religiosos e morais sobre a prisão, o crime, a punição, entre outros que criam sentidos e efeitos nas construções subjetivas de meninas e meninos, enquanto que a escola para filhos de presidiários distancia-se dos referenciais externos que organizam e contribuem na construção de identidades distantes dos ditames do crime e do cárcere.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema penitenciáriopt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPenitentiary systempt_BR
dc.title"Por um céu inteiro": crianças, educação e sistema prisionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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