https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11797
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Amorim, Cláudio Alves de | - |
dc.creator | Amorim, Cláudio Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T19:05:31Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T19:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11797 | - |
dc.description.abstract | Apoiando-se no instrumental teórico e técnico da matemática, da eletrônica e da computação, a cibernética estabeleceu-se com uma das forças que modelam o mundo contemporâneo. Um dos aspectos da nossa herança cibernética, a automação, ao diversificar substancialmente as formas possíveis das relações de produção, propõe novos e urgentes desafios, na mesma medida em que oferece oportunidades inéditas para a emancipação da humanidade. Até o presente, a automação tem servido sobretudo à concentração e abuso do poder político e econômico. Também tem contribuído para o desemprego e para a desqualificação da dos trabalhadores. Favorecendo a produção em altíssima escala, a automação contribui ainda para a exacerbação do consumismo, e conseqüentemente, da alienação. Nesse contexto, o uso dos sistemas automatizados como força transformadora, a serviço do bem-estar social, requer o reposicionamento das competências humanas, ora desafiadas pelos avanços diários da tecnologia, que se materializa por meio de dispositivos e sistemas cada vez mais complexos e autônomos. Apoiado no estudo da automação na indústria e nas aeronaves, o presente trabalho tem como objetivo elucidar os principais desafios educacionais rumo à cooperação significativa e conseqüente entre pessoas e autômatos. Com base na visão de Vieira Pinto de tecnologia como instrumento de emancipação, e na visão de Paulo Freire de educação como emancipação, propõe-se que novas práticas educacionais são necessárias para formar pessoas capazes de compreender, conceber e operar sistemas cibernéticos cada vez mais eficazes, para o bem da humanidade. Embora os seres humanos cooperem com os autômatos, tanto no âmbito teórico como em tarefas práticas, apenas os humanos são seres da práxis, intencionais, sociais e comprometidos uns com os outros. Sugere-se que o desenvolvimento de pessoas plenamente competentes fundamente-se na integração de três virtudes intelectuais aristotélicas: epistéme (conhecimento teórico), tékhne (savoir-faire) e phrónesis (sabedoria prática, ou bom senso). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Automação | pt_BR |
dc.subject | Cibernética | pt_BR |
dc.subject | Autômato | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tékhne | pt_BR |
dc.subject | Phronesis | pt_BR |
dc.subject | Automation | pt_BR |
dc.subject | Cybernetics | pt_BR |
dc.subject | Competence | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Computing | pt_BR |
dc.subject | Episteme | pt_BR |
dc.title | A herança cibernética: desafios educacionais em um mundo de automação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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