Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Lucon, Cristina Bressaglia | - |
dc.creator | Lucon, Cristina Bressaglia | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T18:18:16Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T18:18:16Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11786 | - |
dc.description | 277 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo identificar as representações sociais que adolescentes em tratamento do câncer fazem acerca da prática pedagógica do professor de classe hospitalar. Para desenvolver a pesquisa foram observados os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, tomando como orientação teórico-metodológica a teoria das representações sociais. Participaram do estudo dez adolescentes em tratamento do câncer, hospedados no Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GACC), localizada na cidade de Salvador-BA. Desses adolescentes, cinco eram do sexo masculino e cinco do sexo feminino, e tinham idades entre 15 e 18 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação livre e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, todo material foi analisado à luz da análise do conteúdo, tendo como resultado as representações sociais sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar, que se ancoram em: professor não convencional, prática pedagógica mais lúdico-educativa do que escolar; o papel da classe hospitalar no resgate do prazer de estudar; O papel da classe hospitalar na reafirmação da importância da escola regular em suas vidas. Dentre os resultados alcançados, constatou-se que os adolescentes pesquisados percebem que a prática pedagógica do professor de classe hospitalar ajuda a melhorar sua saúde e a minimizar o estresse do tratamento. Ela promove o aprendizado com uma abordagem individualizada que, muitas vezes, contribui para que ele aprenda melhor, mas não é considerada como responsável pela continuidade dos seus estudos escolares, pois, na percepção dos adolescentes, essa continuidade somente será alcançada no retorno à escola regular. Esses achados demonstram a importância da classe hospitalar enquanto um lócus de transitoriedade, que resgata a identidade escolar do alunopaciente por gerar expectativas positivas de retorno à escola regular para que os estudos sejam retomados. Reforçam também que a prática pedagógica do professor é um ponto de apoio para que ele persista na luta pela saúde e pela vontade de viver. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Câncer em adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Hospital school | pt_BR |
dc.subject | Education practice | pt_BR |
dc.subject | Students with medical needs | pt_BR |
dc.subject | Social representations | pt_BR |
dc.subject | Content analysis (communication) | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de adolescentes em tratamento do câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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