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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11786
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorLucon, Cristina Bressaglia-
dc.creatorLucon, Cristina Bressaglia-
dc.date.accessioned2013-06-10T18:18:16Z-
dc.date.available2013-06-10T18:18:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11786-
dc.description277 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo identificar as representações sociais que adolescentes em tratamento do câncer fazem acerca da prática pedagógica do professor de classe hospitalar. Para desenvolver a pesquisa foram observados os princípios da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, tomando como orientação teórico-metodológica a teoria das representações sociais. Participaram do estudo dez adolescentes em tratamento do câncer, hospedados no Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GACC), localizada na cidade de Salvador-BA. Desses adolescentes, cinco eram do sexo masculino e cinco do sexo feminino, e tinham idades entre 15 e 18 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação livre e entrevistas semiestruturadas. Após a coleta, todo material foi analisado à luz da análise do conteúdo, tendo como resultado as representações sociais sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar, que se ancoram em: professor não convencional, prática pedagógica mais lúdico-educativa do que escolar; o papel da classe hospitalar no resgate do prazer de estudar; O papel da classe hospitalar na reafirmação da importância da escola regular em suas vidas. Dentre os resultados alcançados, constatou-se que os adolescentes pesquisados percebem que a prática pedagógica do professor de classe hospitalar ajuda a melhorar sua saúde e a minimizar o estresse do tratamento. Ela promove o aprendizado com uma abordagem individualizada que, muitas vezes, contribui para que ele aprenda melhor, mas não é considerada como responsável pela continuidade dos seus estudos escolares, pois, na percepção dos adolescentes, essa continuidade somente será alcançada no retorno à escola regular. Esses achados demonstram a importância da classe hospitalar enquanto um lócus de transitoriedade, que resgata a identidade escolar do alunopaciente por gerar expectativas positivas de retorno à escola regular para que os estudos sejam retomados. Reforçam também que a prática pedagógica do professor é um ponto de apoio para que ele persista na luta pela saúde e pela vontade de viver.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCâncer em adolescentespt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectHospital schoolpt_BR
dc.subjectEducation practicept_BR
dc.subjectStudents with medical needspt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectContent analysis (communication)pt_BR
dc.titleRepresentações sociais de adolescentes em tratamento do câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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