Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11784
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL?
Authors: Torres, Velda
metadata.dc.creator: Torres, Velda
Abstract: Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores.
Keywords: Comunicação
Consumo
Cultura
Estereótipos
Identidade
Propaganda
Pré-adolescentes
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784
Issue Date: 10-Jun-2013
Appears in Collections:Dissertação (POSCULTURA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.