Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia Silveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.creator | Santos, Marlene Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T18:06:06Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T18:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11781 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa encontra-se no campo das discussões sobre formação continuada e professores que trabalham em escolas comunitárias, com foco no percurso formativo, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo dos sentidos atribuídos por professoras aos seus percursos formativos, a partir de experiências vividas e sentidas por cinco professoras que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola comunitária localizada no bairro do Uruguai, em Salvador. Buscou-se compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros coletivos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Como resultados desta investigação aponta-se que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade étnica e de gênero, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a resiliência e com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, na Escola Comunitária Luiza Mahin e em outras instituições, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Escola comunitária | pt_BR |
dc.subject | Percurso formativo | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Popular school | pt_BR |
dc.subject | Educative process | pt_BR |
dc.title | Formação continuada e professores de escolas comunitárias: sentidos do percurso formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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