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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11781
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Maria Ornélia Silveira-
dc.contributor.authorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.date.accessioned2013-06-10T18:06:06Z-
dc.date.available2013-06-10T18:06:06Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11781-
dc.description.abstractEssa pesquisa encontra-se no campo das discussões sobre formação continuada e professores que trabalham em escolas comunitárias, com foco no percurso formativo, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo dos sentidos atribuídos por professoras aos seus percursos formativos, a partir de experiências vividas e sentidas por cinco professoras que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola comunitária localizada no bairro do Uruguai, em Salvador. Buscou-se compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros coletivos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Como resultados desta investigação aponta-se que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade étnica e de gênero, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a resiliência e com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, na Escola Comunitária Luiza Mahin e em outras instituições, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscola comunitáriapt_BR
dc.subjectPercurso formativopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectPopular schoolpt_BR
dc.subjectEducative processpt_BR
dc.titleFormação continuada e professores de escolas comunitárias: sentidos do percurso formativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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