Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aragão, José Wellington Marinho de | - |
dc.contributor.author | Santana, Djárcia Brito de | - |
dc.creator | Santana, Djárcia Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T17:44:17Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T17:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11779 | - |
dc.description | 141 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação selecionou como objetivo estudar sobre o impacto ou o não impacto do Livro Didático em um determinado contexto. Para isso, visando favorecer a explicação do assunto, buscou-se esclarecimento sobre o uso de tal material na prática pedagógica de uma escola localizada no Povoado de Vereda, situado no município de Central (Bahia), na região do Semi-Árido baiano. Situamos o Livro no contexto de uma política pública governamental que visa sua distribuição gratuita e que, concomitantemente, se institui como política curricular. Considerados foram os avanços do Livro Didático no que concerne ao seu diálogo com determinadas instâncias do discurso acadêmico, ao passo que sua aproximação, com as classes populares ainda não acontece. Denunciou-se assim, que o livro didático funciona como um silenciador diante do professor não preparado. Também se procurou explicar as subjetividades com que os sujeitos da pesquisa são constituídos, valorizando a sabedoria popular e relatando sempre que possível o aprendizado colhido na interação durante a pesquisa de campo. Para cumprir tal intento optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa de pesquisa, sabendo que os atores sociais exercem total influência para concretizar os objetivos propostos. Enfim, a análise de cunho interpretativo incidiu sobre ações de professores e alunos de uma determinada localidade, sem anular a totalidade constituinte da realidade estudada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | The education field | pt_BR |
dc.subject | Teaching of portuguese | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.title | A circulação do livro didático na roça: limites e possibilidades de seu uso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|