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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11779
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.authorSantana, Djárcia Brito de-
dc.creatorSantana, Djárcia Brito de-
dc.date.accessioned2013-06-10T17:44:17Z-
dc.date.available2013-06-10T17:44:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11779-
dc.description141 f.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação selecionou como objetivo estudar sobre o impacto ou o não impacto do Livro Didático em um determinado contexto. Para isso, visando favorecer a explicação do assunto, buscou-se esclarecimento sobre o uso de tal material na prática pedagógica de uma escola localizada no Povoado de Vereda, situado no município de Central (Bahia), na região do Semi-Árido baiano. Situamos o Livro no contexto de uma política pública governamental que visa sua distribuição gratuita e que, concomitantemente, se institui como política curricular. Considerados foram os avanços do Livro Didático no que concerne ao seu diálogo com determinadas instâncias do discurso acadêmico, ao passo que sua aproximação, com as classes populares ainda não acontece. Denunciou-se assim, que o livro didático funciona como um silenciador diante do professor não preparado. Também se procurou explicar as subjetividades com que os sujeitos da pesquisa são constituídos, valorizando a sabedoria popular e relatando sempre que possível o aprendizado colhido na interação durante a pesquisa de campo. Para cumprir tal intento optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa de pesquisa, sabendo que os atores sociais exercem total influência para concretizar os objetivos propostos. Enfim, a análise de cunho interpretativo incidiu sobre ações de professores e alunos de uma determinada localidade, sem anular a totalidade constituinte da realidade estudada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectThe education fieldpt_BR
dc.subjectTeaching of portuguesept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.titleA circulação do livro didático na roça: limites e possibilidades de seu usopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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Dissertacao_Djarcia Santana1.pdfparte 16,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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