Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.authorSantos, Edméa Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Edméa Oliveira dos-
dc.date.accessioned2013-06-10T17:25:27Z-
dc.date.available2013-06-10T17:25:27Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11775-
dc.description141 f.pt_BR
dc.description.abstractTerceiro Milênio. Estamos inaugurando um novo século num contexto de agenciamentos sócio-técnicos diversos. As novas tecnologias digitais de informação e comunicação vêm condicionando mudanças paradigmáticas nos campos da economia, nas relações sociais e culturais principalmente nas formas e meios de produção e socialização de saberes e conhecimentos. Nesse contexto as relações de aprendizagem vêm se configurando por novas bases. O currículo fragmentado, disciplinar, linear, descontextualizado da vida e desejo dos sujeitos está sendo posto em xeque. Este trabalho procurou analisar, através de estudo de casos, práticas curriculares de educação presencial (uso do software Árvore de Conhecimentos no curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP) e a distância (curso de extensão oferecido pela UVB - Universidade Virtual Brasileira) estruturadas por dispositivos comunicacionais, interfaces digitais. O estudo evidenciou a tensão entre o campo instituído do currículo (grade curricular, programas, linhas de pesquisa) e seu campo instituinte (movimentos dos sujeitos na ação comunicativa). As tecnologias digitais de comunicação, não garantem por si só, mudanças nas práticas curriculares, mas podem potencializa-las, pois permite a emergência de um coletivo mais comunicativo, independente da sua localização espaço/temporal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectÁrvore de conhecimentospt_BR
dc.subjectEducação on-linept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCyberspacept_BR
dc.subjectKnowledge treept_BR
dc.subjectAnd education at distancept_BR
dc.titleO currículo e o digital: educação presencial e a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Edméa Santos1.pdfparte 1764 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissert_Edméa Santos2.pdfparte 21,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.