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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pêpe, Alda Muniz | - |
dc.contributor.author | Silva, Lindomar Coutinho da | - |
dc.creator | Silva, Lindomar Coutinho da | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T17:09:10Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T17:09:10Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11773 | - |
dc.description.abstract | Os estudos de Piaget, Vigotsky, Wallon, Rogers, Goleman, Damásio e LeDoux mostram que o afeto é necessário a qualquer aprendizagem. Esses estudos da dimensão afetiva do ser humano, em especial dos escolares, indicam que há deficiência de conhecimento disponível sobre emoções e sentimentos bem como sobre a construção do conhecimento nessa área, o que justifica esta pesquisa realizada entre os alunos, professores, diretores e pessoal de apoio do Ensino Fundamental II (5ª e 8ª séries) de duas escolas do município de Ilhéus (BA), uma da rede privada e outra da pública. Analisamos a afetividade, considerando as emoções e sentimentos expressos e reconhecidos pelos sujeitos escolares, tendo obtido os dados relativos às variáveis em estudo, pela técnica de aplicação de formulários e observação direta, entrevistando-se os sujeitos da amostra. A partir de suas respostas concluímos que: há pouca consciência das emoções e sentimentos sentidos em si mesmo, havendo maior consciência das emoções/sentimentos sentidas pelo outro; há influência emocional recíproca na escola e ela interfere na aprendizagem; a alegria e o amor têm grande valor na relação professor-aluno, mas é acentuada a ausência de diálogo sobre a dimensão afetiva entre os sujeitos da escola, bem como é significativo o não reconhecimento da importância dessa dimensão; Constatamos também que há necessidade de desenvolvimento da linguagem dos sujeitos para melhor expressarem suas emoções e sentimentos. Como a inteligência cognitiva e a inteligência emocional bem desenvolvidas levam o indivíduo à condição de melhor leitor do mundo, com possibilidade de criticá-lo e recriá-lo, entendemos haver urgência em reverter o quadro de despreparo emocional dos responsáveis pela educação dos alunos a partir da expansão da consciência, já existente, da influência emocional sobre a aprendizagem, o bem-estar e o bem relacionarem-se os sujeitos e do desejo consciente e expresso de melhor lidarem com as emoções e sentimentos na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Sentimento | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Emoções e sentimentos na escola: uma certa dimensão do domínio afetivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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