https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11771
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A oralidade e a identidade do educando: uma reflexão sobre a linguagem verbal e o seu uso pedagógico |
Autor : | Santos, Antônio Fernando Silva dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Antônio Fernando Silva dos |
Resumen : | A presente pesquisa aborda a identidade cultural do educando nas atividades orais da escola do Ensino Fundamental. Busca-se, através de um processo analítico e crítico de reflexão, verificar os motivos que levaram (e ainda levam) a uma subutilização da oralidade em sala de aula, fato este que afeta negativamente o ensino da língua materna. A pesquisa revelou, ainda, que tanto no campo científico (dos estudos linguísticos) quanto no campo legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) existem subsídios mais do que suficientes para a defesa de uma pedagogia linguística que considere a oralidade como princípio e fim; sem que se esqueça a relevância do aprendizado da escrita numa perspectiva de ampliação do capital cultural do educando. A fala dos indivíduos não é mera transmissão de informação, mas uma forma de constituição da subjetividade, da cognição, uma forma de ação. As diferentes formas de discurso existem tanto para melhorar a eficácia comunicativa, quanto para marcar a identidade. É assim que trabalhar com variação linguística é o mesmo que trabalhar com identidade, e vice-versa. |
Palabras clave : | Oralidade Ensino Língua materna Variação Identidade Orality Mother-tongue Variation Identity Education |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11771 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Dissertacao Antonio Santos.pdf | 454,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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