Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11714
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ética empresarial como estratégia de competitividade: uma análise do cenário brasileiro do período de 1997-2007
Autor : Arruda, Verônica Souza
metadata.dc.creator: Arruda, Verônica Souza
Resumen : Nos dias de hoje, para ter competitividade as empresas precisam relacionar sua marca a conceitos e valores éticos, porque a sociedade na qual elas estão inseridas, vive uma mudança de época, traduzida em maior conscientização de seus direitos e deveres, proporcionada pelo processo de globalização e informatização. O tema “Ética Empresarial” ganhou relevância em um mundo contemporâneo de mudanças sociais profundas. Por isso, escolheu-se para título deste trabalho “Ética Empresarial como estratégia de Competitividade - Uma análise do cenário brasileiro (1990 – 2006)”. O objetivo geral da pesquisa é investigar, através de uma revisão bibliográfica, de que forma as empresas brasileiras podem adotar a “ética empresarial” a fim de serem beneficiadas. O estudo toma por variáveis a “ética empresarial” representada na forma prática pelo Balanço Social e representada pelo Código de ética enquanto princípio; e a “competitividade” como fim que move todas as atitudes empresariais. A metodologia aplicada é de cunho exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e sites da Internet. Após a análise dos dados, no capítulo de conclusão foi feita a avaliação da importância do fator “ética empresarial” no âmbito das empresas brasileiras e também foi apresentada pelo autor sua parcela de contribuição, a ser somada ao que já havia sido levantado, através da exposição das suas conclusões.O trabalho chama a atenção para, o que na opinião do autor, pode significar uma alternativa de melhorar o nível do bem-estar social, que seja a importância da “ética empresarial” como estratégia de competitividade.
Palabras clave : Ética empresarial
Responsabilidade social
Competitividade
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11714
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.