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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11714
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPádua Neto, Antônio de-
dc.contributor.authorArruda, Verônica Souza-
dc.creatorArruda, Verônica Souza-
dc.date.accessioned2013-06-06T12:23:07Z-
dc.date.available2013-06-06T12:23:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11714-
dc.description.abstractNos dias de hoje, para ter competitividade as empresas precisam relacionar sua marca a conceitos e valores éticos, porque a sociedade na qual elas estão inseridas, vive uma mudança de época, traduzida em maior conscientização de seus direitos e deveres, proporcionada pelo processo de globalização e informatização. O tema “Ética Empresarial” ganhou relevância em um mundo contemporâneo de mudanças sociais profundas. Por isso, escolheu-se para título deste trabalho “Ética Empresarial como estratégia de Competitividade - Uma análise do cenário brasileiro (1990 – 2006)”. O objetivo geral da pesquisa é investigar, através de uma revisão bibliográfica, de que forma as empresas brasileiras podem adotar a “ética empresarial” a fim de serem beneficiadas. O estudo toma por variáveis a “ética empresarial” representada na forma prática pelo Balanço Social e representada pelo Código de ética enquanto princípio; e a “competitividade” como fim que move todas as atitudes empresariais. A metodologia aplicada é de cunho exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e sites da Internet. Após a análise dos dados, no capítulo de conclusão foi feita a avaliação da importância do fator “ética empresarial” no âmbito das empresas brasileiras e também foi apresentada pelo autor sua parcela de contribuição, a ser somada ao que já havia sido levantado, através da exposição das suas conclusões.O trabalho chama a atenção para, o que na opinião do autor, pode significar uma alternativa de melhorar o nível do bem-estar social, que seja a importância da “ética empresarial” como estratégia de competitividade.pt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleÉtica empresarial como estratégia de competitividade: uma análise do cenário brasileiro do período de 1997-2007pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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