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dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.creatorMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.date.accessioned2013-06-05T23:53:19Z-
dc.date.available2013-06-05T23:53:19Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11705-
dc.description.abstractUFBA na memória: 1946-2006 é uma pesquisa histórica institucional balizada pelo materialismo histórico. Buscou reconhecer a configuração atual da universidade brasileira pelo rastreamento histórico, para analisar os processos reformistas do ensino superior. As relações universidade-sociedade foram enfatizadas, bem como as políticas públicas como estratégia do Estado para alinhar a universidade. O formato expositivo procurou acompanhar o movimento e o estabelecimento de relações entre o material coletado em fontes documentais e bibliográficas e imagéticas. O estudo foi construído a partir das entrevistas narrativas de três reitores da UFBA: Roberto Santos (1967-1971); Rogério Vargens (1988-1991) e Felippe Serpa (1993-1998); que fizeram análise histórica circunstanciada pelos seus respectivos reitorados. A pesquisa focalizou a relação narrativa-memória-históriaintertextualidade, para o reconhecimento da teia de relações que configurou a UFBA. Na sua reconstituição histórica, pesquisas e documentos institucionais bem como a produção de autores baianos foram basilares. UFBA na Memória: 1946-2006 “des-cobriu” o protagonismo da instituição no ensino superior brasileiro, por sua trajetória diferenciada, desde sua fundação ao adotar o modelo de universidade de ensino-pesquisa-extensão; “re-conheceu” a relação parte-todo entre a história da educação superior brasileira e a baiana. Identificou o modo de apreensão das políticas públicas e a condução dos processos reformistas, ao longo da existência da UFBA, e como geraram mudanças e permanências que incidiram na concepção de Universidade. UFBA na Memória: 1946-2006 é a história da instituição da sua fundação ao século XXI. A escrita da história e a narração foram trabalhadas na perspectiva benjaminiana: o narrador que conta história conforme sua subjetividade, e a circunstancia historicamente. As narrativas dos reitores não são apêndices, estão no cerne do trabalho. O leitor é livre para acessar a mídia tanto no início quanto ao final do trabalho. O rastreamento histórico visou analisar as dinâmicas reformistas, e assim, identificar nexos que revelassem as configurações e tendências da universidade brasileira no século XXI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectReformas universitáriaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectBahia’s Federal Universitypt_BR
dc.subjectUniversities and facultiespt_BR
dc.subjectUniversity reform. university educationpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titleUFBA na memória: 1946-2006.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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