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dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.creatorRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.date.accessioned2013-06-05T23:47:14Z-
dc.date.available2013-06-05T23:47:14Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11698-
dc.description.abstractEsta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso sobre o cotidiano da sala de aula de duas professoras de educação infantil do grupo de cinco anos de idade, tendo como foco principal, suas práticas interativas e a influência que exercem no envolvimento da criança com o universo escolar. Valorizando a natureza complexa da interação, processo de conhecimento e o próprio currículo, fundamenta-se, do ponto de vista epistemológico, na Multrreferencialidade. Dentro dessa perspectiva realiza a articulação entre suas bases teóricas, a Etnometodologia e o Sócio-interacionismo, predominantemente, o pensamento de Vygostky, para a análise e compreensão do tema. Do ponto de vista metodológico, tem como base a abordagem etnográfica. A partir dos dados levantados através de observações e entrevistas com as professoras e os alunos realizadas em duas escolas, uma particular e outra pública, a descrição e a análise, essencialmente qualitativa, foram realizadas buscando trazer as referências dos sujeitos implicados, relacionando-as com a literatura acessível. O trabalho identifica que a interação estabelecida entre adultos e crianças no contexto escolar é extremamente importante e deve ser considerada como mediadora do tipo de envolvimento emergente da situação experimentada pela criança. As práticas interativas utilizadas pelas duas professoras são apresentadas, assim como as expressões e movimentos das crianças referentes ao acontecido, como também suas representações a respeito da professora e da escola de referência. A discussão aponta na direção de que as instituições de educação infantil devem estar atentas ao universo da criança, seu contexto histórico, social e cultural, levando em consideração suas particularidades, seu pensamento, ação, imaginação, expressão, enfim, seu modo de ser e aprender. Além da preocupação com a especificidade da educação infantil, são apontados ainda, a formação dos profissionais que atuam nessa área e o desenvolvimento de políticas públicas como aspectos importantes para a qualidade de atendimento para a faixa etária desse nível de ensino (0 a 6 anos de idade).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectPratiques interactivespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSalle de classept_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectInstitutrices de maternellept_BR
dc.titleA interação no cotidiano da sala de aula como mediação do envolvimento/implicação dos alunos nas atividades curriculares: um estudo em educação infantil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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