Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.creatorSiqueira, Domingos Sávio Pimentel-
dc.date.accessioned2013-06-04T17:24:38Z-
dc.date.available2013-06-04T17:24:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11607-
dc.description.abstractTomando como ponto de partida crenças, valores, reflexões, concepções e expectativas de professores de língua inglesa de três realidades educacionais de Salvador, Bahia, Brasil, sem deixar de levar em consideração as vantagens competitivas e as adversidades inerentes a cada contexto específico, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico tem como objetivo principal investigar como o docente de inglês, atuando em um país do chamado ‘círculo em expansão’ do avanço do inglês (KACHRU, 1985), se percebe, até que ponto ele/ela está consciente das questões relacionadas ao ensino de inglês como língua internacional (ILI) e se sua prática reflete aquilo em que acredita. Além disso, tenta-se discutir, a partir de observações de aulas, posturas pedagógicas mais apropriadas ao ensino de inglês como LI em Salvador, chamando a atenção para os desafios que a adoção das mesmas representa para o professor contemporâneo. Numa primeira instância, estabeleceu-se um construto teórico ancorado em quatro pilares: (1) o contexto de inglês como língua internacional e as implicações pedagógicas para as diferentes realidades, (2) a relação língua e cultura e sua relevância no ensino de ILI, (3) a competência intercultural do professor como elemento fundamental nesse processo e (4) a adoção de uma pedagogia crítica de ensino de ILI, visando a uma ação político-social de cunho ideológico, reflexivo e transformador. O grupo de informantes constou de 15 (quinze) professores de inglês selecionados nos três segmentos, sendo que 5 (cinco) de cursos livres, 5 (cinco) de escolas públicas federais, estaduais e municipais e 5 (cinco) de instituições de ensino superior. Os dados foram coletados a partir de um questionário de pesquisa com 35 (trinta e cinco) perguntas, em grande parte, abertas, registros etnográficos de duas aulas de cada professor e gravações em vídeo de duas entrevistas coletivas do tipo livre-narrativa, onde foram discutidos os temas do construto teórico, além de outros voltados para as práticas pedagógicas e experiências dos participantes à luz de cada realidade. Os resultados e as constatações mostraram-se úteis e relevantes não só para a discussão de implicações metodológicas e político-ideológicas inerentes ao ensino de ILI na atualidade, mas, em especial, para a reflexão sobre pontos que possam contribuir para a (re)construção de um perfil mais adequado do professor de inglês como língua internacional em nosso contexto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectInglês como língua internacionalpt_BR
dc.subjectCompetência interculturalpt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEnglish as an international languagept_BR
dc.subjectIntercultural competencept_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.titleInglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural críticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Domingos Siqueira1.pdfparte 11,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Domingos Siqueira2.pdfparte 2391,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Domingos Siqueira3.pdfparte 51,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.