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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
dc.creator | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-04T17:24:38Z | - |
dc.date.available | 2013-06-04T17:24:38Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11607 | - |
dc.description.abstract | Tomando como ponto de partida crenças, valores, reflexões, concepções e expectativas de professores de língua inglesa de três realidades educacionais de Salvador, Bahia, Brasil, sem deixar de levar em consideração as vantagens competitivas e as adversidades inerentes a cada contexto específico, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico tem como objetivo principal investigar como o docente de inglês, atuando em um país do chamado ‘círculo em expansão’ do avanço do inglês (KACHRU, 1985), se percebe, até que ponto ele/ela está consciente das questões relacionadas ao ensino de inglês como língua internacional (ILI) e se sua prática reflete aquilo em que acredita. Além disso, tenta-se discutir, a partir de observações de aulas, posturas pedagógicas mais apropriadas ao ensino de inglês como LI em Salvador, chamando a atenção para os desafios que a adoção das mesmas representa para o professor contemporâneo. Numa primeira instância, estabeleceu-se um construto teórico ancorado em quatro pilares: (1) o contexto de inglês como língua internacional e as implicações pedagógicas para as diferentes realidades, (2) a relação língua e cultura e sua relevância no ensino de ILI, (3) a competência intercultural do professor como elemento fundamental nesse processo e (4) a adoção de uma pedagogia crítica de ensino de ILI, visando a uma ação político-social de cunho ideológico, reflexivo e transformador. O grupo de informantes constou de 15 (quinze) professores de inglês selecionados nos três segmentos, sendo que 5 (cinco) de cursos livres, 5 (cinco) de escolas públicas federais, estaduais e municipais e 5 (cinco) de instituições de ensino superior. Os dados foram coletados a partir de um questionário de pesquisa com 35 (trinta e cinco) perguntas, em grande parte, abertas, registros etnográficos de duas aulas de cada professor e gravações em vídeo de duas entrevistas coletivas do tipo livre-narrativa, onde foram discutidos os temas do construto teórico, além de outros voltados para as práticas pedagógicas e experiências dos participantes à luz de cada realidade. Os resultados e as constatações mostraram-se úteis e relevantes não só para a discussão de implicações metodológicas e político-ideológicas inerentes ao ensino de ILI na atualidade, mas, em especial, para a reflexão sobre pontos que possam contribuir para a (re)construção de um perfil mais adequado do professor de inglês como língua internacional em nosso contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Inglês como língua internacional | pt_BR |
dc.subject | Competência intercultural | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | English as an international language | pt_BR |
dc.subject | Intercultural competence | pt_BR |
dc.subject | Critical pedagogy | pt_BR |
dc.title | Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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