Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11401
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Mil e uma Orlans |
Autor : | Faria, Anna Amélia de |
metadata.dc.creator: | Faria, Anna Amélia de |
Resumen : | Mil e uma Orlans é uma tese que apresenta e discute as produções da artista, performer e criadora da Carnal Art, juntamente com o período que sensibilizou inúmeras noções de representação. Os trabalhos de Orlan vão da mudança de nome, de fisionomia e utilização de composições fotográficas à biotecnologia. Essa plurissemia, mixada, transvalora ícones artísticos e existenciais, ao mesmo tempo em que movimenta o uso de várias tecnologias. Eis a recente herança pós-moderna: a de promover potentes invenções desnaturalizantes, a partir dos rearranjos estético-éticos, propostos desde o grande turning point comportamental dos anos 1960, quando Orlan e outros questionadores rebeldes vieram a público produzir curtos-circuitos nas compreensões sobre o corpo, o gênero, a subjetividade e a arte contemporânea. A tese propõe demonstrar o contexto da artista, situar a época em que iniciou seus trabalhos e apontar algumas diferenças entre as suas criações e as de seus congêneres, artistas que, igualmente, foram tocados pelas transformações sensibilizadoras de um período, que ecoa até os nossos dias. |
Palabras clave : | Orlan Corpo Arte Gênero Performance Body Art Genre |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11401 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Anna de Faria.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.