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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11401
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Mil e uma Orlans |
Authors: | Faria, Anna Amélia de |
metadata.dc.creator: | Faria, Anna Amélia de |
Abstract: | Mil e uma Orlans é uma tese que apresenta e discute as produções da artista, performer e criadora da Carnal Art, juntamente com o período que sensibilizou inúmeras noções de representação. Os trabalhos de Orlan vão da mudança de nome, de fisionomia e utilização de composições fotográficas à biotecnologia. Essa plurissemia, mixada, transvalora ícones artísticos e existenciais, ao mesmo tempo em que movimenta o uso de várias tecnologias. Eis a recente herança pós-moderna: a de promover potentes invenções desnaturalizantes, a partir dos rearranjos estético-éticos, propostos desde o grande turning point comportamental dos anos 1960, quando Orlan e outros questionadores rebeldes vieram a público produzir curtos-circuitos nas compreensões sobre o corpo, o gênero, a subjetividade e a arte contemporânea. A tese propõe demonstrar o contexto da artista, situar a época em que iniciou seus trabalhos e apontar algumas diferenças entre as suas criações e as de seus congêneres, artistas que, igualmente, foram tocados pelas transformações sensibilizadoras de um período, que ecoa até os nossos dias. |
Keywords: | Orlan Corpo Arte Gênero Performance Body Art Genre |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11401 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Tese (PPGLL) |
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