Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11291
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Configurações do grotesco no discurso visual da publicidade.
Autor : Abreu, Angie Biondi Figueira de
metadata.dc.creator: Abreu, Angie Biondi Figueira de
Resumen : A presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade.
Palabras clave : Grotesque
Comunicação visual
Fotografia publicitária
Publicidade
Comunicação visual
Advertising picture
Grotesco
Publicity
Visual comunication
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Angie Biondi Figueira de Abreu parte 1.pdfparte 148,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Angie Biondi Figueira de Abreu parte 2.pdfparte 2809,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Angie Biondi Figueira de Abreu parte 3.pdfparte 31,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Angie Biondi Figueira de Abreu parte 4.pdfparte 4845,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.