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dc.contributor.advisorSilva, José Benjamim Picado Sousa e-
dc.contributor.authorAbreu, Angie Biondi Figueira de-
dc.creatorAbreu, Angie Biondi Figueira de-
dc.date.accessioned2013-05-24T13:34:18Z-
dc.date.available2013-05-24T13:34:18Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11291-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar as modalidades expressivas que o grotesco, como um motivo visual, assume na publicidade. Com o referencial teórico de base, o estudo tenta firmar o grotesco a partir de suas caracterizações em outros modos representacionais, ou seja, como se manifesta em uma espécie de sistema de imagens na literatura e na pintura, principalmente, através das perspectivas de Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser. O propósito é notar que, de um lado, a expressão do grotesco na publicidade é resultante de uma série de operações ligadas aos modos de se compor a imagem, a partir do recurso a certos materiais em sua porção figurativa, plástico-icônica. E, de outro lado, compreender que uma retórica do grotesco se realiza através de certas relações que constituem a imagem enquanto uma espécie de “centro de tensões” que estabelece as condições de sua recepção. Em boa medida, trata-se de observar como os recursos próprios ao material fotográfico se articulam, não apenas como elementos de organização da imagem, mas, sobretudo, como centros de construção de sentido, próprios a um modelo de enunciação visual. Tentamos desenvolver algumas questões necessárias ao entendimento desta relação entre motivo e imagem publicitária, levando em conta os elementos de configuração e de leitura dentro de um contexto específico e que atende a certas finalidades do seu tipo de regime discursivo. Para isso, buscamos estabelecer uma espécie de esquema dos aspectos figurativos do grotesco em outros campos da arte visual, do pictórico, sobretudo, que pudesse nos oferecer indicativos desta apropriação do motivo em imagens e sua repercussão no contexto publicitário, de modo a compreender algumas implicações e desdobramentos que se colocam na relação entre grotesco, imagem e publicidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.subjectGrotesquept_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectFotografia publicitáriapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectAdvertising picturept_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subjectVisual comunicationpt_BR
dc.titleConfigurações do grotesco no discurso visual da publicidade.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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