Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento, desejo e significado
Título(s) alternativo(s): Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação.
Palavras-chave: Conhecimento científico
Educação libertadora
Aprendizagem significativa
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento, desejo e significado.pdf186,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.