Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11182
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação humana no horizonte da integralidade
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers.
Palavras-chave: Prática educativa
Subjetividade
Formação integral
Educação democrática
Pedagogia humanista
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação humana no horizonte da integralidade.pdf209,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.