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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.advisorCaria, Telmo Humberto Lapa-
dc.contributor.authorRosa, Adriana Paula Quixabeira-
dc.contributor.authorSantos, Silva Oliveira-
dc.creatorRosa, Adriana Paula Quixabeira-
dc.creatorSantos, Silva Oliveira-
dc.date.accessioned2013-05-20T19:10:44Z-
dc.date.available2013-05-20T19:10:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11158-
dc.description318 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese Itinerâncias Rizoéticas: saberes e formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) apresenta pesquisa qualitativa realizada no Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O título indica a trama da proposta inspirada na metáfora do rizoma dos filósofos Deleuze e Guattari, nas três ecologias de Guattari e nas perspectivas spinozista, moriniana e de Maturana e Varela da ética. A pesquisa procura pensar/criar o conceito de rizoética. A construção do conceito fundamenta-se nas relações e interações dos saberes que os professores mobilizam no seu cotidiano; na ética como construção social; e, a partir das atitudes dos professores em contexto de trabalho. Ao utilizar uma abordagem multirreferencial e a técnica da bricolagem, a metodologia foi construída no processo de interação da pesquisadora com o grupo pesquisado, considerando o potencial criativo dos professores de um Curso Superior de Design de Interiores. O estudo foi desenvolvido por meio do método etnográfico com a utilização de múltiplos dispositivos de coleta de dados. Além disso, a pesquisa objetiva demonstrar como os professores da EPT mobilizam seus saberes e desenvolvem atitudes ético-formativas em seu espaço e tempo como docentes. Objetiva também criar e pensar que o conceito de rizoética proposto a partir do cotidiano de um grupo de docentes representa uma possibilidade de diálogo entre os saberes construídos nas interações entre os sujeitos, orientados por suas decisões e atitudes, constituindo seu potencial de auto-heteroformação. A pesquisa de campo organizou-se em quatro momentos: 1) registro por meio da observação participante em encontros coletivos; 2) registro de observação participante em outros espaços; 3) construção pelo grupo de cartografias rizoéticas, por meio de mapas (in)formativos; 4) realização de entrevistas biográficas e etnográficas individuais com os docentes. O lócus da pesquisa foi a Coordenação de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e os sujeitos, 7 (sete) professores do Curso já citado. Ao final, a rizoética foi agenciamento, mobilização de singularidade, construída nos percursos da pesquisadora e dos sujeitos. Como processo de singularização, a rizoética, conceito pulsante, pensa os saberes e a formação a partir das itinerâncias dos sujeitos. Estabelece ligações e relações entre os percursos de vida pessoal e profissional de cada sujeito. Religa sentidos e significados do vivido e possibilita a compreensão dos atos e atitudes docentes na sua auto-heteroformação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectItinerânciapt_BR
dc.subjectRizoéticapt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectItinerarypt_BR
dc.subjectRhizoethicspt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleItinerâncias rizoéticas: saberes e formação docente na educação profissional e tecnológica (EPT)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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