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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSouza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.contributor.authorMoreira, Rita de Cássia Costa-
dc.creatorMoreira, Rita de Cássia Costa-
dc.date.accessioned2013-05-20T18:06:17Z-
dc.date.available2013-05-20T18:06:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11150-
dc.description178 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar os sinais de gênero presentes nas diferentes linguagens que compõem os discursos da escola e, através deles, perceber as implicações desses discursos na reprodução de estereótipos para meninas e meninos, mulheres e homens. A abordagem teórica deste tema envolve o pensar na perspectiva da multirreferencialidade, condizente com os pressupostos das epistemologias feministas, enfocando as perspectivas históricas, epistemológicas, antropológicas e críticas. As discussões sobre gênero, discurso, linguagem e poder são tecidas, portanto, num movimento dialógico que envolve a História, a Linguagem e os Sujeitos. A Análise de Discurso vem compor esta linha de investigação por permitir a criação de dispositivos de análise que considerem o funcionamento do discurso na produção de sentidos e que explicitem o mecanismo ideológico, abrindo, assim, perspectivas para a interpretação e para a compreensão. Dos muitos caminhos de investigação dos “dizeres” (discursos), interessam-me, neste estudo: a Linguagem, seus signos, símbolos, significações; a Análise de Discurso e a possibilidade de pensar a linguagem organicamente em três perspectivas: sociológica, linguística, psicanalítica. Esta configuração é particularmente interessante, quando discuto o processo de formação das representações de gênero que se têm perpetuado através da educação e contribuído para a determinação de assimetrias que privilegiam homens em detrimento das mulheres. É nessa perspectiva que investigo a palavra e as diferentes linguagens que circulam na escola, buscando perceber implícitos, subentendidos e implicações na construção de identidades de gênero, através da análise detalhada e situada do objeto em estudo – o discurso, seus simbolismos, suas representações, suas ideologias. Isto me permitiu compreender e interpretar a linguagem em movimento, como veículo de construções ideológicas, principalmente no que diz respeito à construção das identidades de gênero na escola. Considerando a relevância da Escola Experimental na minha história de vida e no ensino de crianças de 06 a 10 anos, em Salvador, recolhi e analisei discursos em diferentes linguagens através da observação direta, dos textos presentes em circulares e avisos e de entrevista semiestruturada com as educadoras (docentes, coordenadora e diretora). Da relação dialógica estabelecida entre os três pilares desta pesquisa (texto escrito, entrevista, observação) emergiram categorias de análise que nortearam meu olhar, minhas leituras, minhas (provisórias) conclusões. Nelas, sensíveis considerações que, no profícuo diálogo com o referencial teórico, apontaram marcas de relações de gênero no ambiente escolar e a urgente necessidade de se repensar/reelaborar discursos que, marcadamente androcêntricos, instalam meninas e meninos em lugares/papéis préconcebidos, estereotipados, excludentes, assimétricos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleSinais de gênero nas diferentes linguagens que tecem o discurso na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

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