Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Menezes, Cláudia Celeste Lima Costa | - |
dc.creator | Menezes, Cláudia Celeste Lima Costa | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T17:54:59Z | - |
dc.date.available | 2013-05-20T17:54:59Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11143 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada A organização dos espaços de ensinar e aprender numa escola de educação infantil do município de Jequié – Bahia teve como objetivo central analisar a organização dos espaços escolares e diagnosticar a sua interferência nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo evidencia a relação histórica, política, cultural e social da educação infantil com a arquitetura escolar, os avanços e retrocessos da legislação brasileira e das políticas públicas voltadas para a educação das crianças pequenas e para o espaço escolar, a importância da ludicidade e do espaço no desenvolvimento infantil. Discute, ainda, a articulação do currículo das instituições infantis e os espaços de ensinar e aprender, a formação dos profissionais deste segmento e a relação com o trabalho pedagógico e com os espaços de aprendizagem. A pesquisa tem um caráter qualitativo, fundamentada na abordagem fenomenológica e no método etnográfico, tendo como opção metodológica o estudo de caso. Esta pesquisa teve como locus uma das escolas de educação infantil do município de Jequié, na qual foram aplicados os dispositivos da observação participante, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Participaram da pesquisa a diretora e os professores da escola estudada, a Secretária de Educação e a Coordenadora Pedagógica do referido município. Os dados coletados foram analisados através da interpretação da análise do conteúdo, apresentando resultados significativos para o desenvolvimento da educação infantil. Os estudos e as reflexões realizadas possibilitaram afirmar com segurança que a arquitetura das instituições infantis revela o percurso histórico da educação infantil brasileira; permanece a distância entre a legislação, as políticas públicas e a realidade das escolas infantis; existe uma interação entre o desenvolvimento infantil, a ludicidade e os espaços escolares; o espaço escolar deve estar contido na proposta pedagógica de educação infantil; a forma como estão organizados e geridos os espaços escolares interferem nos processos de ensino e aprendizagem e, quando inadequados, contribuem para a precariedade da educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Espaços | pt_BR |
dc.subject | Ensinar e aprender | pt_BR |
dc.subject | Infantile education | pt_BR |
dc.subject | Spaces | pt_BR |
dc.subject | To teach and to learn | pt_BR |
dc.title | A organização dos espaços de ensinar e aprender numa escola de educação infantil do município de Jequié - Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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