https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11140
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem frame a frame: fascínios e armadilhas do uso do documentário na práxis pedagógica |
Autor(es): | Jesus, Rosane Meire Vieira de |
Autor(es): | Jesus, Rosane Meire Vieira de |
Abstract: | Esta dissertação de mestrado, numa abordagem qualitativa, discute, a partir de relatos e observações diretas, os significados e sentidos que os professores atribuem ao uso do documentário na sala de aula. Bem como analisa sua utilização pedagógica como possibilidade de aproximar, através de uma experiência estética, a educação escolar a uma práxis. Para tanto, investiga a intensa familiarização do espectador-aluno e do espectadorprofessor com a cultura das mídias, a qual (re)configura os modos de apreender o mundo, de organizá-lo e de expressá-lo, devido ao crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Historiciza o conceito de documentário e seus nexos com a educação formal. Reconhece a estreita relação entre forma e conteúdo na obra fílmica, examinando as várias formas de representação do documentário como construção estética de uma visão sobre a realidade concreta. |
Palavras-chave: | Documentário Práxis pedagógica Experiência estética Cultura das mídias Tecnologias de informação e comunicação Linguagem cinematográfica Documentary Cinematographic language Information and communication technologies Media culture Aesthetic experience Pedagogical praxis |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11140 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Rosane de Jesus.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.