https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11104
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente |
Autor(es): | Barbosa, Eliene Maria da Silva |
Autor(es): | Barbosa, Eliene Maria da Silva |
Abstract: | O presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas. |
Palavras-chave: | Aprendizagem do professor Ação docente Tempos de aprendizagem Espaços de aprendizagem Modos/formas de aprendizagem Teacher learning Teacher action Learning moment Learning spaces Learning ways |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11104 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Eliene Barbosa.pdf | 969,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.