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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.creator | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T16:39:15Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T16:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11097 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações dos docentes sobre os saberes considerados necessários à sua profissão. O elemento central que impulsionou este estudo foi a tentativa de compreender como a autonomia dos professores pode ser favorecida. Isto, a partir da aproximação com os discursos gestados no cotidiano profissional sobre o que é necessário conhecer para ser considerado bom professor. O novo modelo de saberes docentes prescritos nas?normas? advindas dos discursos oficias e extra-oficiais, em voga a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), foi importante para a leitura de como a profissão docente interage com essas ?normas?. Para tanto, investigamos os professores do Ensino Fundamental do Município de Pintadas - BA, devido às particularidades inerentes ao caso e suas possibilidades de gerar interpretações mais gerais. A escolha de investigar os professores do Ensino Fundamental decorreu da identificação de que esse nível de ensino foi o que mais recebeu atenção e investimento das políticas públicas educacionais para a Educação Básica a partir dos anos noventa. As suas principais referências, no campo da formação de professores, foram os estudos produzidos por Tardif (2000, 2002) e Gauthier (1998). A metodologia utilizada está enraizada nos princípios discutidos no âmbito da Psicologia Social e Antropologia Social, apoiada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. Dentre os instrumentos para coleta de dados utilizados, destacamos a realização de grupos focais e análise documental de materiais importantes para compor o contexto vivenciado pelos professores. Como resultado desta pesquisa discutimos as hipóteses formuladas sobre o nível de conhecimento dos sujeitos sobre os saberes necessários ao professor e a reivindicação por parte desses mesmos professores quanto ao domínio de um saber especializado para o exercício autônomo de sua profissão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher´s qualification | pt_BR |
dc.subject | Teachers´s knowledge | pt_BR |
dc.subject | Self-guindance | pt_BR |
dc.title | Saberes necessários ao professor: uma aproximação do conceito de autonomia e de suas implicações para o desenvolvimento da profissão docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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