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dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorJesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.creatorJesus, Marta Lícia Teles Brito de-
dc.date.accessioned2013-05-17T16:39:15Z-
dc.date.available2013-05-17T16:39:15Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11097-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar as representações dos docentes sobre os saberes considerados necessários à sua profissão. O elemento central que impulsionou este estudo foi a tentativa de compreender como a autonomia dos professores pode ser favorecida. Isto, a partir da aproximação com os discursos gestados no cotidiano profissional sobre o que é necessário conhecer para ser considerado bom professor. O novo modelo de saberes docentes prescritos nas?normas? advindas dos discursos oficias e extra-oficiais, em voga a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), foi importante para a leitura de como a profissão docente interage com essas ?normas?. Para tanto, investigamos os professores do Ensino Fundamental do Município de Pintadas - BA, devido às particularidades inerentes ao caso e suas possibilidades de gerar interpretações mais gerais. A escolha de investigar os professores do Ensino Fundamental decorreu da identificação de que esse nível de ensino foi o que mais recebeu atenção e investimento das políticas públicas educacionais para a Educação Básica a partir dos anos noventa. As suas principais referências, no campo da formação de professores, foram os estudos produzidos por Tardif (2000, 2002) e Gauthier (1998). A metodologia utilizada está enraizada nos princípios discutidos no âmbito da Psicologia Social e Antropologia Social, apoiada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. Dentre os instrumentos para coleta de dados utilizados, destacamos a realização de grupos focais e análise documental de materiais importantes para compor o contexto vivenciado pelos professores. Como resultado desta pesquisa discutimos as hipóteses formuladas sobre o nível de conhecimento dos sujeitos sobre os saberes necessários ao professor e a reivindicação por parte desses mesmos professores quanto ao domínio de um saber especializado para o exercício autônomo de sua profissão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher´s qualificationpt_BR
dc.subjectTeachers´s knowledgept_BR
dc.subjectSelf-guindancept_BR
dc.titleSaberes necessários ao professor: uma aproximação do conceito de autonomia e de suas implicações para o desenvolvimento da profissão docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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