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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Daisy Oliveira da Costa Lima | - |
dc.creator | Fonseca, Daisy Oliveira da Costa Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T14:11:28Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T14:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11072 | - |
dc.description | 187 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho analisa as relações que os estudantes e os professores dos cursos de licenciatura na UNEB Campus II estabelecem com as tecnologias de informação e comunicação na sua formação. O aporte teórico utilizado aponta que a presença dessas tecnologias digitais nos processos formativos favorece a ação do professor, altera as relações de espaço, de tempo e a comunicação entre estudantes e professores. Essas trocas ampliam o espaço da sala de aula, com a utilização da internet para o envio e recebimento de informações e, ainda, possibilitam o processo de comunicação que ocorre em distintos momentos, a exemplo dos e-mails, listas e outras opções disponíveis na web. O caminho metodológico adotado neste trabalho situa-se nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo etnográfico, vinculado à investigação da formação do professor. Foi realizada uma pesquisa com os estudantes e professores dos cursos de licenciatura em Biologia, História, Letras e Matemática. Os instrumentos de pesquisa adotados foram o questionário e a entrevista semi-estruturada. Na pesquisa foi detectada que são os estudantes que trazem as tecnologias de informação e comunicação, em especial, a nternet, para o espaço de sala de aula. Eles “navegam nas grandes ondas da rede mundial de computadores e invadem as salas de aula”. Desse modo, os estudantes trazem para os espaços das salas de aula seus conhecimentos sobre a navegação na internet e os professores precisam acolher essas demandas, deixando a lógica instituída ao longo do tempo, do primado da transmissão/explicação dos conteúdos programáticos, e imergirem nesses desafios do conhecimento. Com relação à infraestrutura na área de informática do Campus II da UNEB foram detectadas sérias carências, no que se refere aos equipamentos eletrônicos e ao acesso à internet. Entretanto, mesmo com essas limitações, estudantes e professores buscam ultrapassá-las com iniciativas individuais, no sentido de inserir as tecnologias nos cursos de licenciatura. Assim, os resultados deste trabalho apontam que, na formação inicial do professor, é preciso ousar, enfrentar desafios e compartilhar com os estudantes, a facilidade e naturalidade com que aprendem e utilizam os suportes telemáticos no processo educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educations courses | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | pt_BR |
dc.title | A formação de professores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia campus II – Alagoinhas - Bahia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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