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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de | - |
dc.creator | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T13:23:20Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T13:23:20Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11068 | - |
dc.description | 182 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi investigar e analisar se o contexto da sala de aula inclusiva favorece o processo de integração da criança surda com seus pares educativos: surdos e ouvintes. Foram selecionados os conceitos de zona de desenvolvimento proximal, mediação, compensação e meio social referentes à teoria sócio-interacionista. Quanto à teoria psicanalítica, serviram de base os conceitos de inconsciente, sujeito, discurso e Outro. A investigação se baseou nas seguintes questões: Como se dá o processo de inclusão das crianças surdas num contexto onde elas tenham acesso à língua portuguesa e à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)? Esse contexto bilíngüe favorece o processo de integração dessas crianças com seus pares surdos e ouvintes? O estudo teve uma abordagem etnográfica. A análise dos dados se processou com base nas informações obtidas, mediante observações realizadas na sala de aula e leitura do parecer descritivo da professora sobre os seus alunos. Verificamos que havia uma tendência das crianças surdas a interagirem entre si, comunicando-se através do uso da língua de sinais, e que a professora utilizou predominantemente a língua oral para a transmissão do conhecimento e para o estabelecimento das orientações pedagógicas, dificultando a integração dos surdos com os ouvintes. Essas crianças evidenciaram dificuldades na esfera compreensiva e revelaram desconhecimento em relação à língua portuguesa. Os resultados apontaram que a organização da sala de aula inclusiva não foi favorável para a integração das crianças surdas com seus pares educativos ouvintes. Isto porque, a diferença lingüística, a não implementação de uma educação bilíngüe e a predominância do uso da língua portuguesa interferiram significativamente no estabelecimento das interações. Os surdos usavam a LIBRAS e os ouvintes a língua portuguesa, não ocorrendo mediação da professora no favorecimento da inclusão dos alunos surdos na classe. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Integração socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Education of the deaf | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Integration socioeducative | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.title | Sala de aula inclusiva: um desafio para a integração da criança surda | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissert. Thereza de Oliveira.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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