Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorBaratz, Jaime-
dc.creatorBaratz, Jaime-
dc.date.accessioned2013-05-17T13:01:42Z-
dc.date.available2013-05-17T13:01:42Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11065-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma investigação feita com um pequeno grupo de professoras da rede pública e municipal, cujo foco se dá na apresentação, representação, compreensão, apropriação e ensino do tempo histórico pelas respectivas professoras de História das 4ª séries do ensino Fundamental I, no Município de Jacobina, interior do Estado da Bahia. O objetivo desta pesquisa é o estudo da apresentação do tempo histórico ou as concepções que norteiam o ensino do tempo histórico no Ensino Fundamental I, a partir da observação da construção do processo de ensino e aprendizagem pelas professoras, tendo como referencial teórico alguns autores que tratam do tema. Empregou-se no presente trabalho uma metodologia de pesquisa qualitativa tipo etnográfica, inspirada na fenomenologia, baseada no estudo de caso de três professoras. Buscou-se também a aproximação da multireferencialidade, baseando-se na compreensão e na descrição do fenômeno observado. Nessa metodologia foram utilizados dispositivos de coletas de dados, através de entrevistas focais e individuais, semi-estruturadas, de observação das aulas das professoras e da documentação da escola. Entre os principais resultados deste estudo destacam-se a falta de uma intencionalidade, por parte das professoras e da instituição na qual trabalham em ensinar o tempo histórico na sala de aula devido às deficiências teórico-metodológicas das docentes na disciplina História. Concluímos o trabalho, provisoriamente, com a compreensão de que o tempo histórico ainda é ensinado apenas como um tempo cronológico e não (também) como um tempo múltiplo, qualitativo e cultural, percebendo-se também a necessidade de que órgãos competentes da educação pública do município de Jacobina forneçam aos seus professores uma educação continuada que lhes possibilite um melhor aprimoramento da prática pedagógica no tocante ao ensino de História e em particular ao ensino do tempo histórico aos seus alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectApresentaçãopt_BR
dc.subjectTempo históricopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoric timept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPresentationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleO tempo histórico e sua apresentação pelas professoras do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.