https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11049
Tipo: | Dissertação |
Título: | Níveis de desenvolvimento profissional docente: limites e possibilidades de uma leitura piagetiana |
Autor(es): | Souza, Iracema de Jesus |
Autor(es): | Souza, Iracema de Jesus |
Abstract: | Esta dissertação de mestrado teve por escopo analisar o desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil. A pesquisa partiu da hipótese de que os professores apresentam fases diferentes nas esferas da prática pedagógica, autonomia e identidade profissional. Perceber as interfaces da profissão docente e como se configura o ofício de ser professor, através de suas contradições, conflitos, tensões e possibilidades, a partir de uma compreensão clara do seu processo é uma das propostas desta pesquisa. Para a realização desta investigação optamos pela pesquisa qualitativa, através do método clínico. Foram entrevistadas cinco professoras que lecionam nos grupos quatro e cinco da Educação Infantil, por meio de seis histórias que retratam o cotidiano escolar de classes pré-escolares nas quais algum fator perturbador (desequilíbrio, segundo Piaget) estava presente. As histórias foram apresentadas às professoras individualmente que deveriam avaliar e julgar as situações a elas apresentadas, oferecendo soluções para os conflitos. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas no momento de análise dos dados. A análise foi elaborada considerando-se critérios do referencial teórico piagetiano, a partir de três contribuições: a abstração reflexionante, a teoria das equilibrações e o desenvolvimento moral. A pesquisa apresenta considerações finais apontando que todos os professores apresentam níveis de desenvolvimento diferentes nas esferas da prática pedagógica, identidade e autonomia profissional e que a proposta de tornar o professor reflexivo requer considerar que os professores apresentam níveis diferenciados de reflexão. Entretanto, é possível promover, através de ambiente favorável, as trocas cooperativas e o desenvolvimento de seus níveis de profissionalização. |
Palavras-chave: | Educação Profissionalização Níveis de desenvolvimento profissional docente Epistemologia genética Educação infantil Professionalization Levels of teacher professional development Genetic epistemology Early childhood education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11049 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Iracema de Jesus.pdf | 707,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.