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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorMoraes, Giselly Lima de-
dc.creatorMoraes, Giselly Lima de-
dc.date.accessioned2013-05-16T18:50:34Z-
dc.date.available2013-05-16T18:50:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11047-
dc.description191 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata da escolarização da leitura literária, conceito que nasce da discussão sobre os modos de apropriação da literatura pela escola, cujas produções denominamos de Crítica à Escolarização da Leitura Literária e que são descritas, no trabalho, na perspectiva da sua constituição histórica e do modo como se relacionam com a prática escolar, ora criticando, ora instaurando uma dicotomia entre o discurso pedagógico e o discurso estético. A investigação se deu através do estudo de práticas docentes com a leitura literária em uma escola municipal de Salvador, no nível fundamental, centrando-se, sobretudo, nas relações destas práticas com as produções teóricas no campo da leitura literária, suas críticas e postulados. A principal contribuição pretendida pelo estudo foi favorecer a reflexão acerca das condições simbólicas e reais que o professor da escola pública tem para construir uma prática ajustada e significativa com a literatura. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, cujas primeiras intenções foram a escuta dos professores e o contato com o contexto de realização das práticas escolares de leitura literária, tomando como ponto de partida a ação docente na sua relação com as diversas instâncias de escolarização da literatura, tais como o currículo, a biblioteca, as atividades de sala de aulas, entre outros. Concluiu-se que, apesar de não serem os únicos responsáveis, os professores desenvolvem estratégias específicas de escolarização, que se baseiam na sua vivência com a leitura literária e que dependem das condições oferecidas pela instituição escolar, mas, sobretudo, do seu conhecimento didático, o qual tem valor determinante na transformação ou na manutenção das formas inadequadas de abordagem do literário. Considerou-se flagrante a necessidade de apoio institucional aos professores no que tange à formação continuada no campo na didática da leitura e à compreensão da importância de outras instâncias escolares, especialmente do currículo e da biblioteca, no processo de transformação dos modos de escolarização da leitura literária.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEscolarização da literaturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectDiscurso estéticopt_BR
dc.subjectAesthetic discoursept_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectPedagogical discoursept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiterature schooling processpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleA leitura literária e os fios da escolarização: tecendo teias ou tapetes voadores?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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