Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorHetkowski, Tânia Maria-
dc.creatorHetkowski, Tânia Maria-
dc.date.accessioned2013-05-16T18:43:04Z-
dc.date.available2013-05-16T18:43:04Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11044-
dc.description.abstractEsta tese está relacionada com as Políticas de Formação de Professores, com as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais e com a necessidade de uma Pedagogia capaz de ressonar em novas ou diferentes ações em sala de aula. Evidencia que as TIC exigem novas práticas pedagógicas, pois elas provocam desterritorializações próprias à transgressão das velhas práticas, ou seja, é possível provocar um movimento horizontal, incluindo novos valores e novas sensibilidades internas e externas à vida escolar. Seu objetivo principal é apresentar uma experiência que transgrediu, junto com 145 alunos de Licenciatura e de Pós-Graduação, a cultura pedagógica instituída, e contemplar, através da ação pedagógica e das TIC, um movimento que possibilitou discussões, interações e ações ressonantes. Para alcançar tal objetivo foi utilizada a estratégia da pesquisa-ação associada a ação pedagógica, a qual permitiu aos sujeitos serem os atores responsáveis pelas ressonâncias e pelas dissonâncias ocorridas no movimento da sala de aula. Esses participantes, que compuseram a representatividade qualitativa da pesquisa, são professores da rede municipal e estadual da região da Associação do Meio Oeste Catarinense (AMMOC) e alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-Joaçaba). Esta tese problematizou a cultura pedagógica e as políticas de formação de professores instituídas e provocou um movimento, auxiliado pelas TIC, à uma prática instituinte, ou seja, a pesquisadora juntamente com o grupo redimensionou o uso das TIC na sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores-formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores -efeitos das inovações tecnológicaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas: tecnologias da informação e comunicação e novas práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Tania Hetkowski.pdf788,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.